21 de outubro de 2008

Projeto “Sábio Aprendiz” mostra mundo da filosofia a estudantes

O professor Eronides de Souza Costa, da Escola Estadual Gustavo Rodrigues da Silva, desenvolve, há um ano, o projeto “Sábio Aprendiz”, que mostra o mundo da filosofia para estudantes de Paranaíba. O objetivo é levar um pouco mais de conhecimento para as pessoas que se interessam pelo tema e não têm oportunidade fora da sala de aula.

“A intenção é fazer com que estes alunos, que se destacam e quem têm o interesse de conhecer um pouco mais, tenham a oportunidade de estudar fora da sala de aula. O projeto tem a finalidade de humanizar esses adolescentes que, muitas vezes, vêm da periferia e precisam ter um pouco mais de atenção”, explicou Eronides. A participação no grupo não é obrigatória. São estudados temas de filosofia e outros assuntos que surgem de áreas afins do interesse do grupo.

Segundo o professor, que também ministra aulas na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Unidade Universitária de Paranaíba, os estudos começaram pela filosofia da linguagem e os grupos ainda abordam o tema. “Também abordamos tudo aquilo que é do interesse deles: corpo, a sexualidade, entre outros assuntos”, disse.

No início, o projeto não tinha registro, pois Eronides queria, primeiramente, ver como seria a reação dos estudantes e se o grupo vingaria. A proposta inicial era para encontros quinzenais, mas os próprios estudantes sentiram a necessidade dos encontros semanais.

Para que o grupo não fique só na teoria, o professor iniciou um trabalho de teatro. Toda quinta-feira, no período matutino, os alunos apresentam uma enquête teatral que dura de cinco a dez minutos. “A reação foi excelente. Os outros alunos ficam esperando e sempre perguntando qual será o assunto abordado no teatro”, falou Eronides. O interessante, explicou o idealizador do projeto, é que os “atores” não contam o tema e isso desenvolve uma maior expectativa, justamente despertar o interesse e a curiosidade dos demais.

Eronides contou que o projeto deu certo e por isso ele escreveu o projeto. “Nossa coordenadora pediu para eu escrever, até para contar como um registro meu, para me favorecer como professor”, esclareceu. O projeto também foi encaminhado para a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul.

Na escola Gustavo, observou o professor, o projeto é bem visto por todos. A diretora anterior apoiava a iniciativa e a atual também colabora e incentiva a ação. “Todos da escola nos apóiam e o projeto é muito bem acolhido”, falou.

O organizador convidou os acadêmicos da Uems para participarem do projeto. Muitos deles freqüentam, mas por conta das atividades da universidade, eles não são assíduos. “Sempre que podem eles participam”, disse.

Eronides contou que o grupo tem uma participação heterogênea, pois engloba alunos de ensino médio, não só da Escola Gustavo, e universitários. A iniciativa é aberta para toda a comunidade.


Fonte: Jornal Tribuna Livre


Nenhum comentário: