29 de dezembro de 2008

Nos 20 anos do Curso de Verão em Goiânia, Mesters é o assessor


O Curso de Verão de Teologia e Educação Popular de Goiânia completa 20 anos e terá como seu assessor principal o frei Carlos Mesters. O curso se realiza de 5 a 10 de janeiro de 2009, na IFITEG 7ª.

Criado em 1990, o Curso de Verão tem como meta a formação popular na esfera bíblica, teológica, pastoral e de compromisso ecumênico transformador em relação às Igrejas e à sociedade. Naquele ano, foi assumido pela Arquidiocese de Goiânia, como desdobramento do Curso de Verão do CESEP, São Paulo, que há dois anos vinha acontecendo no Auditório do Tuca-PUC e tinha como objetivo desafogar a grande demanda de São Paulo, acolhendo os interessados da região Norte e Centro-Oeste.

No curso de 2009, frei Carlos Mesters, um dos mais conhecidos biblistas do Brasil, vai ajudar a refletir sobre Paulo e as comunidades, tema que se relaciona ao ano Paulino da Igreja Católica Romana, instituído para comemorar os 2000 anos do nascimento do apóstolo Paulo.

Jesus dirigia sua mensagem para camponeses Galileus. Paulo busca evangelizar as grandes cidades do império romano, centros de comércio e de poder. A mudança da pedagogia de Jesus para a pedagogia de Paulo mostra a dificuldade das comunidades em levar a mensagem do evangelho para um ambiente bem diferente daquele vivido por Jesus e pelas primeiras comunidades lá na Galiléia, Antioquia, Corinto, Éfeso, Roma, estas enormes cidades do império romano eram o grande desafios missionário de Paulo e sua equipe. A reflexão sobre o trabalho que Paulo desenvolveu junto às comunidades do seu tempo vai ajudar a aprofundar o sentido e o trabalho das comunidades hoje.

Informações: (62) 3213.3450
E-mail: c.veraogoiania@hotmail.com ou diretamente na Secretaria do Curso: Rua 19, nº 35, 1º andar, Sala 4; CEP: 74030-090 Goiânia - GO Coordenação do Curso de Verão.

Fonte: Cebi

Nenhum comentário: