27 de janeiro de 2009

Arqueologia: Encontrado cemitério romano em Biblos

Beirute, 26 Jan (Lusa) - Um cemitério, provavelmente romano, foi descoberto durante os trabalhos de construção de um complexo turístico na cidade de Biblos, no Líbano, informou este fim de semana o jornal libanês l'Orient-Le Jour.

Segundos especialistas, este cemitério deverá ser a continuação de uma outra descoberta feita há cinco anos na mesma cidade e do mesmo modo. Entre os restos encontrados estão um sarcófago e ornamentos.

A arqueóloga Alia Fares, que supervisiona os trabalhos, disse que o cemitério foi utilizado em várias épocas, segundo comprovam várias marcas deixadas em terracota.
Biblos, chamada Gebal no Antigo Testamento, é uma cidade construída pelos fenícios na costa do Mediterrâneo e está situada a cerca de 37 quilómetros a norte de Beirute.

A cidade, que é considerada uma das mais antigas do mundo, é conhecida, sobretudo, pelo seu antigo porto de pesca, pelas suas ruínas romanas e pelo seu castelo construído no tempo das Cruzadas.

O nome Biblos, que terá originado Bíblia (Livro), faz crer que se trataria desde tempos imemoriais, de um importante centro difusor de cultura.
CMJ.
Lusa/Fim

Via: AntenA CristÃ

Fonte: Expresso

Nenhum comentário: