26 de fevereiro de 2009

Aristóteles para executivos - Indicação de livro

Nas artes, nos esportes, na literatura e – principalmente – na filosofia, os ecos da Grécia Clássica continuam a ressoar em tudo o que pensamos e fazemos.



Mas, ainda seria possível extrair aplicações práticas deste manancial de conhecimento e sabedoria elaborado há tanto tempo? Para responder a este desafio o escritor Luis Carreto Clavo aproxima o pensamento de Aristóteles, considerado por muitos o mais importante e difundido pensador de todos os tempos, ao mundo dos negócios. Os grandes conceitos de verdade, bondade, unidade e amizade são detalhados e transportados para as situações concretas do dia-a-dia das empresas.







Clavo consegue mostrar que a filosofia não é apenas uma curiosidade ou uma especialização de eruditos, mas está presente em decisões que podem representar o sucesso ou o fracasso de uma corporação. Levar em conta esse conteúdo torna-se diferencial competitivo numa época em que a pressa muitas vezes atropela a reflexão. O livro passa também pela história da filosofia, ou seja, de forma didática, apresenta os principais pensadores que influenciaram a humanidade desde as origens gregas até os dias recentes.
“Vamos pensar, recapacitar-nos, refletir, ou seja, vamos filosofar” – é o convite do autor para todos aqueles que acreditam que trabalhar e crescer, gerar riqueza e resultados, é uma conseqüência do pensamento e da criatividade que a filosofia pode proporcionar.








Nenhum comentário: