31 de maio de 2009

DVD 3: São Paulo, o grande pregador da fé

De implacável perseguidor da doutrina cristã a um dos principais propagadores da palavra de Jesus, São Paulo ajudou a mudar o curso da história. Neste emocionante documentário, conheça a dramática jornada de um dos pais do Cristianismo.

Boa parte do que hoje conhecemos por Cristianismo deve-se a São Paulo. Grande divulgador da palavra de Jesus, trilhou longos caminhos em sua pregação, foi perseguido, preso e ainda enfrentou oposição entre os próprios discípulos de Jesus. Sua história é fascinante. Antes de converter-se à doutrina cristã tinha o nome judeu de Saulo e era um ferrenho perseguidor da Igreja de Jerusalém. Um dia, porém, a caminho da cidade de Damasco, Saulo é envolvido por uma luz vinda do céu. É Jesus, que conversa com ele. Saulo fica três dias sem enxergar. Ao recuperar a visão, o perseguidor converte-se em Paulo, fervoroso defensor do Cristianismo. Mas o que realmente teria acontecido no caminho até Damasco? Os estudiosos até hoje não sabem dizer, e levantam duas hipóteses: ou Paulo teria sofrido um ataque de epilepsia ou teria sido atingido por um raio.

Em sua missão evangelizadora, Paulo enfrentou vários obstáculos. Um deles era a divergência entre ele e os apóstolos de Jesus sobre certos preceitos religiosos. No ano 49, Paulo é intimado a participar do Concílio Apostólico de Jerusalém, um encontro para analisar uma delicada questão: a obrigatoriedade da circuncisão para recém-convertidos ao Cristianismo. Paulo é contra pois acredita que o batismo seja suficiente. Depois de acirradas discussões, a vitória cabe a Paulo. Em outro episódio, o apóstolo Pedro senta-se à mesa, na casa de Paulo em Antióquia, ao lado de um grupo de gentios - os não judeus. Ao fazer isso, Pedro quebra uma regra judaica: mais uma vitória de Paulo. Mas a notícia de que Pedro sentara-se à mesa com gentios logo chega aos ouvidos da Igreja de Jerusalém e Pedro resolve que não mais poderia infringir a lei. Paulo expulsa Pedro de Antióquia.

Depois do Concílio, Paulo parte para sua segunda viagem missionária, que inclui pregações na Europa. Pela primeira vez, a palavra de Cristo espalha-se por um novo continente. A comerciante grega Lídia, após um encontro com Paulo, tornou-se provavelmente a primeira cristã convertida em terras européias. Ela mesma se encarregou de convencer sua família a se converter também e ainda abrigou em sua casa Paulo e Silas, que o acompanhava. Mas a passagem por Filipos trouxe problemas. Acusados de espalhar desordem na cidade, são açoitados e presos. Um evento extraordinário, porém, muda o rumo dos acontecimentos. "De repente, houve um terremoto tão grande que até os fundamentos do cárcere ficaram abalados. Imediatamente se abriram todas as portas e se soltaram as correntes de todos", diz o Novo Testamento. O carcereiro, impressionado, converte-se. No dia seguinte, Paulo e Silas são soltos e abandonam Filipos.

Paulo viveu por 18 meses na cidade de Corinto,cuja fama era a de ser um grande "bairro da luz vermelha". A pregação de Paulo ali teve grande sucesso, sobretudo entre a classe mais humilde. Foi lá que ele escreveu a Primeira Epístola aos tessalonicenses, considerada o mais antigo livro do Novo testamento. Em seguida, volta para a Ásia Menor, pregando em Éfeso, grande centro cultural e comercial, onde sua missão estende-se por três anos. Provavelmente ele esteve preso por algum tempo nesta cidade. Sua próxima parada é Jerusalém.

Em Jerusalém, Paulo é preso novamente, acusado de introduzir gentios na sinagoga. E o pior: é sentenciado à morte. Mas, como cidadão romano, pede que seu caso seja julgado pelo Imperador, em Roma. No outono de 60, o apóstolo é enviado, de barco, à capital do Império. Mas a embarcação enfrenta tempestades e ventos fortes, ficando à deriva por duas semanas até encalhar perto da ilha de Malta, onde Paulo e toda a tripulação passam o inverno. Depois, finalmente seguem para Roma. Ao chegar, Paulo é saudado pela comunidade cristã e, mesmo em cárcere privado, prega por dois anos "Recebia a todos que vinham ter com ele, pregando o reino de Deus e ensinando com toda liberdade e sem obstáculos as coisas a respeito do Senhor Jesus Cristo", diz a Bíblia. Seu processo é encerrado sem uma sentença condenatória.

"Muitos coríntios que ouviam Paulo também acreditaram e foram batizados. Certa noite, o Senhor disse a Paulo numa visão: 'Não temas, fala e não te cales porque eu estou contigo'" (At 18,8-10)


Fonte: Super.abril

Nenhum comentário: