24 de junho de 2009

Coleção de Dvds os Filósofos de Rossellini

Título: Coleção Os Filósofos de Rossellini
Título Original: Coleção Os Filósofos de Rossellini
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Jean Sylvère, Anne Caprile, Dary Berkani, Virgilio Gazzolo, Ugo Cardea, Anne Pouchie, Pierre Arditti, Rita Forzano
Ano de Produção: 1971
Duração: 529 minutos
Cor: Colorido
Tipo de Diálogo: Livre
Formato da Tela: Fullscreen 1.33:1
Gênero: Coleções
Faixa Etária: Livre
País de Produção: Itália
Legenda: Português
Idioma: Português, Francês, Italiano
Áudio: Dolby Digital 2.0
Região: 4
Cenas de Sexo ou Nudez: Não
Cenas de Violência: Não
Cenas de Racismo: Não
Cenas com Drogas: Não
Código de Barras: 7895233131507

Extras: Depoimentos dos professores de Filosofia Roberto Bolzani, Homero Santiago e Franklin Leopoldo e Silva (todos da Universidade de São Paulo - USP), Vida e Obra de Roberto Rossellini



Sinopse: Caixa em embalagem de luxo com os quatro filmes realizados pelo mestre Roberto Rossellini sobre a vida e obra de grandes filósofos da Humanidade:

SÓCRATES
Rossellini mostra o final da vida de Sócrates (470 - 399 a.C.), em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos: "Apologia", discurso de defesa do filósofo; "Críton", em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e "Fédon", com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta. Nos extras, depoimento de Roberto Bolzani, professor de Filosofia (USP).

SANTO AGOSTINHO
Rossellini focaliza a principal fase da vida e da obra de Santo Agostinho (354 - 430): o momento em que se torna bispo de Hipona. Com rigor histórico e realismo, o filme mostra seu combate aos heréticos donatistas, sua posição sobre o declínio do Império Romano, a sua famosa oratória, suas idéias e a realização de suas principais obras, como Confissões e Cidade de Deus.

DESCARTES
Em quase três horas, Rossellini realiza um retrato fascinante da vida de René Descartes (1596 - 1650) e de sua busca incessante pelo conhecimento. Acompanhamos várias décadas da vida do pensador, incluindo a escrita e publicação do Discurso do Método e de suas principais obras, o debate em torno do método cartesiano e seus estudos de Geometria Analítica. Nos extras, depoimento de Homero Santiago, professor de Filosofia (USP).

BLAISE PASCAL
Rossellini nos apresenta a trajetória de Blaise Pascal (1623 - 1662), dos 17 anos até sua morte precoce, mostrando seus célebres estudos de Matemática e Geometria, seus trabalhos revolucionários sobre o vácuo, os fluidos e a pressão atmosférica; sua relação com o Jansenismo e a concepção de suas principais obras filosófico-religiosas. Nos extras, depoimento de Franklin Leopoldo e Silva, professor de Filosofia (USP).

Colaborador: Rodney Eloy

Nenhum comentário: