18 de junho de 2009

Conceitos na Metafisica (Rabiscos)

1- O que é matéria?

Para Descartes é a substância que tem por característica fundamental a extensão, aquilo que é sujeito à mudança sensível. Para Platão é o princípio da limitação, de mudança. Para Aristóteles, matéria é sinônimo da capacidade de receber a forma.


2- O que é forma ?

Forma é a base da continuada unidade naquilo que muda.


3- O que é gênero ?

Toda a classe de objetos que se divide em subclasses ou espécies subordinadas, a classe de objetos que se divide em espécies. Por exemplo: Em “Os cães são animais” “animais” é o gênero e “cães”, a espécie.


4- O que é espécie ?

A subclasse de uma grande classe (o gênero), e uma das subclasses em que a classe pode dividir-se.


5- O que é princípio?

A fonte ou as origens de algo, a causa última de algo. Uma faculdade ou um dote original.


6- O que é transcendental ?

Aquilo que, do ponto de vista lógico, é independente de todo juízo perceptivo. Kant diz que é a explanação de um conceito enquanto princípio a partir do qual segue-se a possibilidade de outros conceitos a priori.


7- O que é analogia ?

É uma relação comum ou recíproca entre dois entes ou uma semelhança entre duas proposições. A semelhança entre conceitos, ou a forma de inferências que, a partir da afirmação de determinadas semelhanças entre duas realidades, conclui que, provavelmente, compartilham outras semelhanças.


8- O que é equívoco ?

Diz-se do termo que pode ser entendido em dois ou mais sentidos diferentes.


9- O que é unívoco ?

Termo que possui um único significado, que se aplica da mesma maneira a tudo a que se refere. Correspondência entre dois elementos que se dá de uma única maneira. “O termo substância não é unívoco em relação a Deus e às criaturas.. ou seja, não há nenhum sentido dessa palavra que possamos conceber distintamente como correspondendo a Deus e às criaturas”.


10- O que é conceito?

Uma impressão mental, um pensamento, uma noção ou idéia baseada na abstração e que é utilizada na formulação de um juízo. Aquilo que proporciona à mente a possibilidade de distinguir uma realidade de outra. Aquilo que é designado pelo termo utilizado para o apontar.

Nenhum comentário: