12 de outubro de 2009

Nossa Senhora Aparecida

No dia 16 de outrubro de 1717, passava por Guaratinguetá o conde de Assumar, que era governador de São Paulo e de Minas Gerais. Querendo pegar bons peixes para o ilustre visitante, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso lançaram as redes às águas profundas do Rio Paraíba. Não conseguiram pegar nada. De repente, João Alvez tira, do fundo das águas, o corpo da imagem da Virgem Maria. Tornou a jogar a rede mais abaixo, e veio a cabeça da mesma imagem.
Os pescadores ficaram admirados. E a emoção aumentou ao perceberem que ali havia algum sinal de Deus, pois as redes, que antes vinham vazias, começaram a trazer tantos peixes a ponto de não caberem mais nos barcos. Aí foram para suas casas e guardaram a misteriosa imagem na casa de Filipe Pedroso. Tendo mudado para Itaguaçu, Filipe deu a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, o qual construiu um oratório para a Santa, onde a visinhança se reunia todos os sábados para a reza do terço.

Muitos milagres começaram a acontecer. A fé foi aumentando. Isso chegou ao conhecimento do vigário, Padre José Alvez Vilela, o qual mandou fazer uma capela mais digna. A igrejinha começou a ser construída em 1743, no alto do morro.

E a imagem da Imaculada Conceição recebeu o sobrenome de Aparecida, nome que foi dado à Cidade. Aumentavam cada dia as graças concedidas por intercessão da Virgem de Aparecida.

As romarias se multiplicavam. Por isso, em 1888, foi inaugurado outro santuário maior, elevado à categoria de Basílica, pelo Papa Pio X, em 1909.

Em 1930, a pedido do povo brasileiro, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida "Padroeira principal do Brasil".



Fonte: CECHINATO, L. Os 20 séculos da caminhada da Igreja. Vozes: Petrópolis, 1996, p. 311-312.


Nota do editor

Nossa Senhora Aparecida, mais do que nunca, deve ser hoje espelho para as nossas mulheres. Assim como ela foi eleita por Deus digna de ser a mãe de Jesus, hoje a mulheres são dignas por serem batalhadoras.

Não é atoa que se aproxima de 50% as mulheres responsáveis por manterem suas famílias.

Dia de Nossa Senhora Aparecida é o dia de celebrar a força das mulheres

Nenhum comentário: