28 de outubro de 2009

Papa Bento 16 nomeia novo bispo para Catanduva

O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 21, como novo bispo dadiocese de Catanduva (SP), o padre Otacílio Luziano da Silva. Ele sucederá a dom Antônio Celso Queirós, que apresentou seu pedido derenúncia por idade, conforme o cânon 401 §1º do Código de DireitoCanônico.

O novo bispo completará 55 anos no próximo dia 31. Nascido em Maracaí(SP), padre Otacílio foi ordenado presbítero no dia 6 de dezembro de1987 na diocese de Marília (SP). Atualmente é reitor do SeminárioProvincial Sagrado Coração de Jesus, curso de filosofia, da diocese deMarília.

Formado em parapsicologia latu sensu pelo Centro Latino-americano deParapsicologia, em São Paulo, padre Otacílio foi pároco nas paróquiasde São José, em Florínea; Santo André, em Tarumã; Nossa Senhora da BoaEsperança, em Lutécia; Nossa Senhora do Carmo, em Oscar Bressane; SãoSebastião, em Palmital. Além disso, exerceu o cargo de reitor doSeminário Menos São José, em Assis; vigário geral da diocese de Assis.Foi membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores dadiocese de Marília.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio daassessoria de imprensa, saúda o novo bispo, desejando-lhe êxito na novamissão, e agradece o trabalho e a dedicação de dom Celso AntônioQueirós o frutuoso trabalho de nove anos à frente da diocese deCatanduva.

DomCelso tem uma história de grandes serviços à Igreja no Brasil. Ordenadobispo auxiliar de São Paulo em 1975, foi transferido para Catanduva, em2000, tornando-se seu primeiro bispo. Foi secretário geral da CNBB pordois mandatos (1987-1994) e também vice-presidente (2003-2007). Alémdisso, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral, linha 1 da CNBB;Delegado da CNBB junto ao CELAM (1995-1998); Delegado à AssembléiaEspecial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléiada CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997). Atualmente é obispo responsável pelo Setor Leigos na Comissão Episcopal para oLaicato da CNBB.

DEPOIMENTO PESSOAL:


Eu tive a felicidade de conviver durante 7 anos aqui na Paróquia da Palmital, uma grande experiência pastoral junto com o então PadreOtacílio, hoje, Dom Otacílio. Nos 7 anos que ele esteve entre nós, durante 1 ano como vigário, depois 6 anos como pároco podemos dizer queDom Otacílio foi acima de tudo um grande trabalhador na Obra de Jesus.Excelente adminitrador do patrimônio da Igreja. Grande motivador dacomunidade para novos trabalhos pastorais, sempre cuidando para queprevalecesse o que ele chamava de "Unidade na Diversidade".

Portanto,comete um grande engano quem o considere um conservador ou umprogressista. Dom Otacílio sempre encontrava o bom senso que ocapacitava a dialogar com os diversos segmentos de ação pastoral oumovimentos dentro da Paróquia.

Pude colaborar com ele na articulação e criação de diversos trabalhos entre eles o da comunicação da Paróquia e seu relacionamento com outros meios de comunicação. Trabalhamos juntos na criação e organização dos catadores de material reciclável numa associação, criação da pastoral social. Isso dá mostras da forma como ele costuma conduzir a Igreja na sua missão evangelizadora e responsabilidade social.


Alem desses trabalhos pastorais e sociais, estivecom ele também fazendo um programa de Rádio da Igreja Católica aolongo desses 7 anos na Rádio Regional aqui de Palmital. Dom Otacíliosempre trabalhava no sentido de introduzirr elementos novos nacomunicação da Igreja, inclusive, abrindo a comunicação da Igreja aparticipação de toda a Paróquia e não apenas de um segmento isolado.

Portodas essas qualidades, Dom otacílio, se torna merecedor de desempenhartão sagrada e nobre função dentroda Igreja bem como omo pessoa dignadas responsabilidades que são exigidas de um Bispo que vai comandar umaDiocese tão importante como a de Catanduva.

Parabéns Dom Otacílio, parabéns Diocese de Catanduva pelo novo Pastor!


Fonte:Folha Online

Nenhum comentário: