2 de dezembro de 2009

Filosofia não é nem um milagre, nem oriental?

Bem, durante muito tempo a filosofia foi vista como sendo uma transformação ou melhor, uma superação dos pensamentos egípcios, babilônicos, etc.
Neste sentido, a filosofia tem um pé no Oriente.
Depois com os chamados padres da igreja, isso ficou ainda mais evidente. A filosofia nasce portanto de uma reformulação digamos daquilo que no Oriente já se pensava.
Todo o conhecimento cosmológico, mitológico, foram depois por exemplo trabalho por Platão, ou mesmo antes, pelos assim chamados pré-socráticos, dando neste contexto um cunho científico, portanto, filosófico.
Mas como filosofia não é uma terra de consenso, temos divergências sobre essas teses.
Um grupo bem expressivo não aceita a tese de que a filosofia tem o pé no Oriente. São categóricos. A FILOSOFIA É UM MILAGRE GREGO.
Bem, por milagre podemos entender algo totalmente sobrenatural, fora do comum. Se considerarmos a filosofia como um milagre grego, certamente ela não teve um início em outras terras e teria nascido em terras gregas.
Ora, do nada, nada vem. Penso ser muito forçado pensar que algo brotou do nada, como se um dia alguém falasse: "O que estou agora pensando é filosofia".
Respondendo a nossa cara leitora. Essas duas posturas são exageradas.
Ninguém se faz sozinho. Todos nós sofremos influências. E qual o problema em afirmar que a filosofia tem origem com os orientais?
Talvez a nossa pretensão ocidental de querer ser bom em tudo nos faz pensar desta forma.
Para mais exclarecimentos leia a nossa magnífica doutora Chauí, mas também leia algumas literaturas orientais.
Fonte: Textos da Marilena Chauí e notas do próprio autor.
Autor: Marcos Martins César, filósofo.

Um comentário:

Diego Viana disse...

Curiosamente, o próprio Platão "admitia" a influência que suas viagens, particularmente no Egito, tiveram no seu pensamento. Os gregos eram uma nação de mercadores, é natural que entrassem numa relação – por que não dizer – dialética com o pensamento do mundo ao redor. Como diria Simondon, o surgimento da filosofia grega pode ser descrito como uma "transdução"...