13 de janeiro de 2010

Papa pede à Igreja americana uma cultura verdadeiramente católica

No 150º aniversário do Pontifício Colégio Norte-Americano
Por Patricia Navas

O Papa destacou a necessidade de que a Igreja na América cultive uma forma de pensar verdadeiramente católica, confie na harmonia entre fé e razão e esteja preparada para oferecer as riquezas da fé.
Ele o fez ao receber mais de 500 estudantes e antigos estudantes, docentes e superiores do Pontifício Colégio Norte-Americano, no último sábado, no Vaticano, por ocasião da conclusão das celebrações do 150º aniversário desta instituição.

Bento XVI citou o discurso que ele mesmo pronunciou no estádio nacional de Washington no dia 17 de abril de 2008, durante sua visita pastoral aos Estados Unidos.
Afirmou que a Igreja na América está chamada a cultivar “uma ‘cultura’ intelectual que seja católica de forma genuína, confiada na profunda harmonia de fé e razão e preparada para oferecer as riquezas da visão da fé em contato com as questões urgentes que afetam o futuro da sociedade americana”.

E acrescentou: “Como o beato Pio IX havia previsto corretamente, o Pontifício Colégio Norte-Americano de Roma está preparado de uma maneira única para ajudar a responder a este perene desafio”.
O Santo Padre considerou oportuno que vários sacerdotes tenham voltado a Roma para agradecer sua formação acadêmica e espiritual recebida no colégio.

“Quero me unir a vós no agradecimento ao Senhor pelas muitas maneiras com que o Colégio permaneceu fiel à sua visão fundacional através da formação de gerações de válidos pregadores do Evangelho e ministros dos sacramentos, devotos do sucessor de Pedro e comprometidos com a construção da Igreja nos Estados Unidos”, destacou.
Em sua opinião, a celebração conclusiva do 150º aniversário do Pontifício Colégio Norte-americano representa “uma oportunidade para renovar vosso amor ao Colégio e vosso apreço pela sua missão específica na Igreja do vosso país”.

E também uma oportunidade “para reafirmar vosso afeto filial à Igreja de Roma, para recordar as tarefas apostólicas dos inúmeros alunos que partiram antes de vós e comprometer-vos novamente com os altos ideais de santidade, fidelidade e zelo apostólico que abraçastes no dia da vossa ordenação”.

“Neste século e meio desde sua fundação, o Colégio ofereceu aos seus estudantes uma excepcional experiência da universalidade da Igreja, da amplitude da sua tradição intelectual e espiritual e da urgência do seu mandato de levar a verdadeira salvação de Cristo aos homens e mulheres de todo tempo e lugar”, sublinhou.
Durante esse tempo, mais de 5 mil estudantes se matricularam nesse Colégio, que acolhe seminaristas e presbíteros americanos que se encontram no período romano de aprofundamento dos seus estudos.

Em sua saudação, o Papa expressou sua confiança em que o Colégio continue “formando sábios e generosos pastores, capazes de transmitir a fé cristã em sua integridade, levando a infinita graça de Cristo aos fracos e extraviados e permitindo aos católicos da América que sejam fermento do Evangelho na vida social, política e cultural da sua nação”.

Nessa mesma audiência, o reitor do Colégio, por sua vez, destacou que a Igreja nos Estados Unidos lembra bem sua visita pastoral de 2008 e as homilias e mensagens de então.

Além disso, expressou seu agradecimento às pessoas que apoiaram o Colégio durante esses anos, especialmente “os bispos dos Estados Unidos, por terem respondido às petições de Pio IX de instituir o Colégio e ao desejo de Pio XII de reconstruí-lo”.

E também “porque nos oferecem não somente seminaristas e sacerdotes estudantes bons e santos, mas, além disso, docentes bem qualificados para guiar nossa comunidade”.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário: