23 de janeiro de 2010

Uma introdução à filosofia da Religião

Uma Introdução à filosofia da religião

O que tem a ver Atenas com Jerusalém? Essa pergunta, feita por Tertuliano no segundo século da era cristã, vem sendo repetida ao longo dos anos. Qual a relação entre filosofia e religião? É possível conjugar consciência crítica e experiência de fé? Ao entrar em contato com a filosofia, o cristão estaria exposto à descrença? Estas e outras questões norteiam Uma introdução à filosofia da religião.

Estabelecendo um paralelo entre a história da filosofia e o desenvolvimento da fé cristã, buscamos encontrar os caminhos e os descaminhos dessa relação, que fundaram a cultura ocidental. Assumindo uma postura crítica, que é uma das mais importantes tarefas da filosofia, pretendemos olhar essa história de amores e ódios entre filosofia e religião através da lente cristã.

Quanto à pergunta “O que tem a ver Atenas (filosofia) com Jerusalém (fé cristã), você é convidado a oferecer sua resposta.

Uma introdução à filosofia da religião oferece uma série de recursos e interatividade com o leitor, que agrada a alunos, professores e autodidatas:

• Resumos de cada capítulo, para que o leitor acompanhe os tópicos tratados
• Dicas de leitura, em quadros separados, ao longo dos capítulos
• Gráficos e esquemas
• Exercícios integrados ao texto
• Definições de termos-chave
• Biografias das personalidades de maior destaque

E muito mais!
Alessandro Rocha é pastor, escritor e conferencista. Mestre em Teologia Sistemática pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ) e doutorando em Teologia Sistemática pela PUC-RJ. É também membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) e da Fraternidade Teológica Latino-americana do Brasil (FTL-Brasil).

Endossos “Quando uma ciência busca questionar-se por sua essência, dimensão teleológica e papel no mundo atual, então podemos dialogar com a filosofia. O texto que você tem em mãos procura fazer exatamente isso. O autor não “utiliza” a filosofia ou a religião para doutrinar interessados no assunto. Trata-se de uma busca questionadora. O texto tem a coragem de mostrar aspectos que nem sempre teólogos e religiosos estão interessados em destacar.”
— Luiz Longuini Neto, professor de Filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rio de Janeiro

“Ir além do senso comum, da leitura leiga e preconceituosa da religião, é cada vez mais um desafio para nós brasileiros, sejamos religiosos ou não. E é isso que Alessandro Rocha faz em Uma introdução à filosofia da religião, ao apresentar como objetivo a dimensão espiritual do ser humano desde a perspectiva filosófica, o que abrange a antropologia, a ética e a metafísica. Mas a questão fundante desta sua Introdução é a pergunta: afinal, o que é a religião? [...]. Alessandro faz aqui uma adequada conjugação de métodos na busca de uma compreensão mais contemporânea e filosófica da essência da religião.”

— Jorge Pinheiro, autor de História e religião de Israel (Vida), professor na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e pensador cristão

Colaborador: Rodney Eloy

Nenhum comentário: