27 de fevereiro de 2010

LIVRO ELETRÔNICO: FILOSOFIA ELEMENTAR


Descrição
Na disciplina de Filosofia Elementar, o objetivo a ser alcançado será o de esclarecer o fundamento do saber verdadeiro, e para isso é indispensável especificar os temas referentes à essência do ser humano, porque a natureza humana é o centro de convergência e de projeção de todo o conhecimento produzido pelo homem.


A Psicologia pressupõe a luz da Filosofia Elementar ou Perene porque esta elucida a essência originária do humano, que dá a base do saber. Já a Psicologia, por sua vez, tem como tarefa indicar como o homem deve pôr-se em progressiva adequação ao próprio ser ou essência. A Filosofia indica o que é o homem e a Psicologia aponta como ele deve construir-se para tornar-se pessoa humana.


O ser revela-se para o homem numa compreensão antropocêntrica e, portanto, todo o conhecimento científico necessita estar em nexo com a identidade do ser humano. Ser e saber, ciência e essência devem estar em comunhão. A verdade do conhecimento depende do homem verdadeiro. O valor do saber deriva do valor do ser, para que o conhecimento não se transforme em mera opinião sem fundamento real.


Quando o modo de agir é distônico e dissociado da luz projetada pelo intelecto que lê a variação da identidade do ser humano, a ação ou comportamento ético procede em regressão e constrói a progressiva consumação da existência. O agir ético tem que estar em função do aperfeiçoamento do ser em evolução e da manutenção sadia do mesmo.

É a identidade do ser que formaliza a verdade do saber e o saber, sendo luz do ser, serve de critério para agir em progressivo aperfeiçoamento da existência. O ser, o pensar e o agir devem manter-se em coerência para que a existência seja construída segundo a forma humana.

Este DVD aborda a relação e o nexo entre Filosofia, Psicologia, Ciência e Ética Humana.


DVD inclui os temas:
:: Fundamentos da Verdade;
:: Filosofia & Psicologia;
:: Filosofia & Ciência;
:: Filosofia & Ética;
:: Filosofia & Ser Humano;
:: Ecologia Antropocêntrica.

Minicurrículo do Autor
Alécio Vidor
PhD em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás e Pós-Doutor em Ontopsicologia pela Associação Internacional de Ontopsicologia, ambas instituições de Roma, na Itália. Mestre em Pedagogia e em Filosofia, também pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás e graduado em Pedagogia, Filosofia e Teologia. Lecionou durante muitos anos, nas disciplinas de Ontologia, História da Filosofia Antiga, Moderna e Contemporânea, Psicologia Médica e Geral, Psicologia e Filosofia da Educação, Metafísica e Lógica. Atualmente, oferece cursos de Filosofia Pura e exerce o trabalho de Psicoterapeuta. Formado pela Escola Superior de Psicanálise de São Paulo e recebeu o Título de Ontoterapeuta pela Associação Internacional de Ontopsicologia.

Nenhum comentário: