9 de janeiro de 2011

I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 
Identidade e diferença da Filosofia da Educação na América Latina
Dias 01, 02 e 03/08/2011
Campinas - SP - Brasil
Apresentação
A ALFE – Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas realizam o I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, com o tema: “Identidade e diferença da Filosofia da Educação na América Latina”.
Trata-se de encontro inédito e relevante para a área de Educação na América Latina, dado que a investigação de fundamentos da educação, especialmente da filosofia da educação, constitui-se de perspectiva essencial de todos os programas de pós-graduação da América Latina e mais, de todas as perspectivas de pesquisa em educação, na medida em que não é possível propor uma investigação rigorosa sem o cuidado conceitual e a reflexão filosófica decorrente da seleção das fontes de pesquisa. A filosofia da educação é, antes de tudo, campo da filosofia e, neste sentido, a organização deste evento que envolve a América Latina terá como ponto de diálogo as sociedades de filosofia da educação dos diversos países, além da iniciativa individual dos pesquisadores e interessados na temática filosófica da educação.
Há diversas entidades que organizam discussões de filosofia da educação, como por exemplo, a INPE – International Network of Philosophers of Education, a PES – Philosophy of Education Society e o nascimento da AL
FE – Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação apresenta-se em momento importante de qualificação das pesquisas em educação nos países da América Latina. Mais do que isto, na busca da identidade e na reflexão das diferenças da filosofia da educação é preciso reivindicar o lugar e as tarefas da filosofia da educação como campo rigoroso de investigação em educação.

 Comitê Científico
Alexandre Simão de Freitas – Universidade Federal do Pernambuco
Ana Maria Valle Vásquez - Universidad Nacional Autónoma de MéxicoAndrea Díaz Genis - Universidad de la República Montevideo
Andrés Mejía Delgadillo - Universidad de los Andes - Bogotá
Ángela Medeiros Santi – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ciro Parra - Universidad de la Sabana - Bogotá
Claudio A. Dalbosco – Universidade Passo Fundo
Diego Barragán - Universidad de la Salle - Bogotá
Divino José da Silva – Universidade Estadual Paulista
Elisete Tomazetti – Universidade Federal de Santa Maria
Enrique Puchet – UdelaR - Uruguai
Hilda Patiño - Universidad Iberoamericana de la ciudad de México - México
José Pedro Boufleuer – Unijuí – Universidade Regional
Leoni Henning – Universidade Estadual de Londrina
Leopoldo Arteaga Ramírez - Peru
Luiz Roberto Gomes – Universidade Federal de São Carlos
Márcio Danelon – Universidade Federal de Uberlândia
Marisa Meza - Universidade Católica de Chile
Martín López Calva - Universidad Iberoamericana Puebla - México
Mauricio Langon - Instituto de Profesores Artigas - Uruguai
Nadja Hermmann - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pedro Ângelo Pagni - Universidade Estadual Paulista
Pedro Gontijo – Universidade de Brasilia
Renato Huarte - Universidad Nacional Autónoma de México
Samuel Mendonça – Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Silvio D. Oliveira Gallo – Universidade Estadual de Campinas
Sonia Vásquez  - Universidade Católica de Chile
Walter Omar Kohan – Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Comitê Organizador
Andrea Díaz Genis - Universidad de la República Montevideo
Andrés Mejía Delgadillo - Universidad de los Andes
Ángela Medeiros Santi – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ciro Parra - Universidad de la Sabana
Martín López Calva - Universidad Iberoamericana Puebla-México
Renato Huarte - Universidad Nacional Autónoma de México
Samuel Mendonça – Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Silvio Gallo - Universidade Estadual de Campinas
Sonia Vásquez  - Univiversidad Católica de Chile
 
Público alvo: membros da ALFE, membros do GT 17 Filosofia da Educação (ANPED), membros do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar (ANPOF) ,estudantes e professores Filosofia, Pedagogia e outros cursos (graduação, mestrado e doutorado) de IES da América Latina.

Inscrição com apresentação de trabalhos (trabalho concluído, trabalho em andamento): de 11/01/2011 a 31/03/2011 pelo endereço eletrônico: alfe-filosofiadelaeducacion@gmail.com

Inscrição sem apresentação de trabalho: pelo endereço eletrônico: alfe-filosofiadelaeducacion@gmail.com até o dia 30/06/2011.

Abaixo estão os valores para o I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação e a inscrição para a
Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação (ALFE)
                                            Participação
Valor
Data limite
Inscrição para o Congresso (com apresentação de trabalho) mais anuidade da ALFE
e inclui almoço para os três dias
US$ 70,00
R$ 140,00
15/05/2011
Inscrição para o Congresso (sem apresentação de trabalho) mais anuidade da ALFE
e inclui almoço para os três dias
US$ 50,00
R$ 100,00
15/05/2011
Inscrição para participar do Congresso como ouvinte – sem anuidade da ALFE
US$ 20,00
R$ 40,00
30/06/2011
Anuidade da ALFE
US$ 20,00
R$ 40,00

Valores especiais para estudante de graduação e pós-graduação com comprovação de matrícula
- Inscrição para o Congresso com apresentação de trabalho
 
- Inscrição para participar do Congresso com ouvintete)

 
 
US$ 30,00
R$ 60,00
 
US$ 10,00
R$ 20,00

O depósito deverá ser efetuado no Banco REAL/SANTANDER,
Agencia 0949, CONTA POUPANÇA N° 22661161-4

Regras para a submissão de trabalhos
             O I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação recepciona propostas para a apresentação no formato de trabalho completo ou em andamento. É preciso que o (a) proponente indique o eixo temático referente à sua proposição e que siga rigorosamente as regras abaixo e o cumprimento dos prazos para a submissão. Os eixos são:
1)                  Fundamentos da Educação
2)                  Método e Pesquisa em Educação
3)                  Política e Educação
4)                  Ensino de Filosofia
5)                  Democracia e Educação
6)                  Filosofia e Educação na América Latina
7)                  Teorias da Educação

Normas para a elaboração do Resumo
a ser submetido para avaliação do Comitê Científico
            Para as duas modalidades, quais sejam, (i) trabalho completo e (ii) trabalho em andamento, haverá a necessidade de envio de um resumo com até 1000 palavras para o endereço eletrônico: alfe.filosofiadaeducacao@gmail.com, no período entre 11/01/2011 a 31/03/2011.
Deve ser apresentado em arquivo .doc ou equivalente, em espaço simples, apresentando no final, entre três e cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12, formato justificado. Deverá contemplar os seguintes aspectos: justificativa, problema/questões; objetivos; resultados esperados (para o caso de trabalho em andamento) e/ou conclusões (para o caso de trabalho completo).
É fundamental que o (a) proponente aponte para o tipo de proposta: (i) trabalho completo ou (ii) trabalho em andamento, da mesma forma que o eixo temático. No título do email (subject), o (a) proponente deve seguir o exemplo: a) Trabalho Completo Democracia e Educacao ou b) Trabalho em Andamento Ensino de Filosofia, isto é, deverá inserir a modalidade e eixo temático. Ao salvar o aquivo, o proponente deve subtrair elementos que possam indicar a autoria. Recomendamos o exemplo de nome do arquivo: a) trabalhocompletoteoriasdaeducacao ou b) trabalhoemandamentofundamentosdaeducacao, isto é, o (a) proponente deve indicar a natureza do trabalho e eixo temático.

Julgamento dos Resumos
A avaliação das propostas irá considerar os seguintes critérios:
(i) Relevância e pertinência da proposta para as discussões relacionadas aos eixos temáticos do I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação;
(ii) Interlocução e contribuições para a área de Filosofia da Educação;
(iii) Rigor quanto aos aspectos formais e de conteúdo solicitados.

Publicação de trabalhos nos Anais do Congresso
            Após a fase de avaliação dos trabalhos, que será feita pelo Comitê Científico, respeitando a análise e emissão de pareceres de dois avaliadores por trabalho, o Comitê divulgará a lista de trabalhos aprovados (10/05/2011) e solicitará o envio dos textos para publicação. Para trabalhos em andamento, haverá a publicação de resumo simples e expandido e para trabalhos completos haverá a publicação de resumos simples e de artigos completos.
            O resumo simples, visando publicação, deverá conter entre 300 e 350 palavras. O resumo expandido deverá conter entre três e cinco laudas e os artigos completos deverão contemplar entre 10 e 15 laudas. Todos com espaço 1,5 entre linhas, fonte Times, tamanho 11.

Programação
Dia: 01/08/2011 (segunda-feira)
Manhã
8h 30min – Abertura Oficial do I Congresso da ALFE (Auditório D. Gilberto)
Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação - ALFE
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PUC Campinas
Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE)
GT 17 – Filosofia da Educação (ANPED)
GT Filosofar e Ensinar a Filosofar (ANPOF)
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
9h às 10h 30min – Conferência de abertura
“Balanço da Filosofia da Educação na América Latina”
Palestrante: Antonio Joaquim Severino (SOFIE/Brasil)
Coordenador: Samuel Mendonça (Brasil)
10h 30min – Café
10h 45min – 12h 15min – Sessões para trabalhos completos (inscrições de 11/01/2011 a 31/03/2011)
 
Tarde
12h 15min às 14h – Almoço
14h às 15h 30min – Mesa temática – “O que é a Filosofia da Educação na América Latina?” Angela Santi (Brasil), Ciro Parra (Colômbia), Renato Huarte (Mexico)  - (Auditório D. Gilberto)
Coordenador: Marisa Meza (Chile)
15h 30min – Café
15h 45min às 18h – Sessões para trabalhos em andamento (inscrições de 11/01/2011 a 31/03/2011)
 
Dia 02/08/2011 (Terça-feira)
Manhã
8h 30min às 10h - Sessões para trabalhos em andamento (inscrições de 11/01/2011 a 31/03/2011)
10h – Café
10h 15min – 12h – Sessões para trabalhos completos (inscrições de 11/01/2011 a 31/03/2011)

Tarde
12h às 14h – Almoço
14h às 15h 30min - Mesa temática “O ensino de Filosofia da Educação na América Latina” Sonia Vásquez (Chile), Leopoldo Arteaga Ramírez (Peru) e Martín López Calva (México) - (Auditório D. Gilberto)
Coordenador: Angela Santi (Brasil)
15h 30min – Café
15h 45min – 18h – Sessões para trabalhos em andamento (inscrições de 11/01/2011 a 31/03/2011)

03/08/2011 (quarta-feira)
Manhã
8h 30min às 10h 30min – Reunião com todos os membros efetivos da ALFE (Auditório D. Gilberto)
10h 30min – Café
10h 45min – 12h – Mesa Geral – Plano de ações da ALFE. Discutir a “identidade e diferença” da Filosofia da Educação na América Latina na perspectiva de avaliação do Congresso – Samuel Mendonça (Brasil), Andrés Mejía Delgadillo (Colômbia).
Coordenador: Renato Huarte (Mexico)
 
Tarde
12h às 14h – Almoço
14h às 15h 30min – Mesa temática – “Filosofia da Educação como disciplina” Andrés Mejía Delgadillo (Colômbia), Marisa Meza (Chile), Andrea Díaz Genis (Uruguai) - (Auditório D. Gilberto)
Coordenador: Martín López Calva (México)
15h 30min – Café
15h 45min às 18h – Conferência de Encerramento
“Filosofia da Educação na América Latina: identidade e diferença”
Palestrante: Silvio Gallo (Brasil)
Coordenador: Andrés Mejiá (INPE, ALFE – Colômbia)

Campinas, 03 de janeiro de 2011.
Atenciosamente,

Fonte:Alfe
 

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