31 de março de 2011

IV Congresso Nacional de Filosofia e Educação

O evento, promovido por colégios da Rede Notre Dame, acontecerá no Colégio Notre Dame Ipanema, nos dias 15 e 16 de julho deste ano e tem como tema “Diálogos Filosóficos” que trará aos congressistas palestras, debates e paineis sobre as possibilidades de interação da Filosofia nas áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Dr.Clovis de Barros Filho, um dos grandes nomes no cenário nacional de Filosofia, já é um dos palestrantes confirmados no evento. Ele possui graduação em Direito pela USP, graduação em Jornalismo pela Casper Líbero, mestrado em Science Politique – Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP (2002), obteve a Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2007).  Outros nomes confirmados: Dr. Charles Feitosa, Dr. Jose Abdalla Helayël e Dr. Miguel Angel Barrenechea.

Outra presença confirmada é a de Eisnten!
A apresentação teatral da peça Einsten, da Cia.Teatral Arte e Ciência no Palco, vencedora do Prêmio Mambembe da Funarte em 1998 de Melhor Ator.  A peça humaniza o mito e percorre os vários aspectos da personalidade do gênio, do jeito engraçado como narra sua infância à dor de sua desatenção familiar e sua vocação solitária. Alcança o ápice quando trata da relação ciência e poder, compondo com íntima dramaticidade a história do maior cientista do século 20. Veja o que a crítica fala da peça: “Einstein Vive!” (VEJA – Rio, Débora Ghivelder), “Um gênio mais próximo de todos nós.” (O GLOBO, Bárbara Heliodora), “Uma interpretação brilhante e comovente.” (VEJA – SP)

Em sua primeira edição, em 2002, ainda tratava-se de um simpósio, o tema foi “É possível ensinar Filosofia?” e trouxe ao Rio nomes como o do Dr.Maughn Gregory (Montclair University/USA), Dr. Marcos Lorieri (PUC-SP), Dr. Walter Kohan (UNB) e Dr.Marco Casa Nova (UERJ).
No ano de 2004, o tema “Um desafio à Educação” trouxe ao II Simpósio de Filosofia Notre Dame os doutores Silvio Gallo (UNICAMP), Renatao Nogueira Jr. (UFRJ) e Walter Kohan (UERJ).
O III Congresso Internacional de Filosofia e Educação, em 2006, levantou o tema “Educar pode ser transformar?” trazendo nomes internacionais para a troca de experiências: Ann Margaret Sharp (Estados Unidos), Angélica Sátiro (Espanha), Darcísio Muraro (Brasil), Jennifer Glaser (Israel) e Marco Lorieri (Brasil).
“A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo serão repletos de alegria pelo Senhor. Quem a ela se apega herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará. (…) Se alguém confiar nela, vai recebê-la em herança; e na sua posse continuarão seus descendentes. No começao, ela o acompanha por caminhos contrários, trazendo-lhe temor e tremor; começa a prová-lo com a sua disciplina, até que ele a tenha em seus pensamentos e nela ponha sua confiança. Então voltará a ele em linha reta, o confirmará e lhe dará alegria, lhe revelará o seus segredos e lhe dará o tesouro da ciência e da compreensão da justiça.”  - Eclesiástico 4, 12-21

Nenhum comentário: