29 de março de 2011

Livro comenta obra de filósofo que inaugurou um gênero literário

"Montaigne" relata a vida e comenta a obra do filósofo francês do século 16 que inaugurou o gênero literário chamado de ensaio, nome originado de sua obra-prima: "Os Ensaios".
Escrito por Marcelo Coelho, membro do Conselho Editorial da Folha, o livro é parte da coleção "Folha Explica", série composta por mais de 80 volumes breves que abrangem de forma sintética diversas áreas do conhecimento. A finalidade é oferecer condições para que o leitor fique bem informado e possa refletir sobre questões atuais por um preço acessível.

Cada título resume o que de mais importante se sabe sobre o assunto. Darwin, Nietzsche, Freud, música popular, narcotráfico e violência urbana são exemplos da diversidade dos temas tratados.
A lista de autores que contribuíram para a série inclui nomes como Drauzio Varella, Alfredo Bosi, Fernando Gabeira, Moacyr Scliar, Marcelo Leite e Rubens Ricupero. Leia, abaixo, um trecho do exemplar.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".
*
Michel Eyquem de Montaigne nasceu em 1533, no castelo de sua família, perto de Bordeaux, no sudoeste da França. Seus antepassados eram comerciantes; o pai de Montaigne, Pierre, foi o primeiro da família a ter participado de campanhas militares. Embora Montaigne também tenha estado em campos de batalha, cabia-lhe seguir uma carreira jurídica e administrativa, típica da chamada noblesse de robe - a nobreza togada, em oposição à noblesse d'épée, nobreza de espada, que congregava famílias mais antigas e cercadas de glória militar. Pai e filho foram magistrados no Parlamento de Bordeaux, e ambos se tornaram prefeitos da cidade.
Em 1571, aos 38 anos, Montaigne retirou-se da vida pública para dedicar-se aos estudos e à redação de um livro. A esse livro, dividido em três volumes, deu o nome de Ensaios. É, praticamente, sua única obra: um Diário da viagem que fez à Itália foi descoberto por volta de 1770 e publicado em 1774. Quarenta cartas suas foram publicadas logo depois de sua morte, que ocorreu em 1592.

Praticamente toda a vida adulta de Montaigne transcorreu num período extremamente conturbado da história francesa. De 1562 a 1598, seis anos após sua morte, portanto, o país viveu em estado de guerra civil intermitente. Católicos e calvinistas (chamados na França de huguenotes) envolveram-se em nada menos que oito grandes confrontos, a que se deu o nome de guerras de religião. A própria nobreza estava dividida, num quadro que se agravava pela decadência da dinastia reinante, a dos Valois. As guerras só terminaram com a ascensão de Henrique 4º, defensor dos protestantes, que, para assumir o trono, converteu-se ao catolicismo.

Periodizações são sempre arriscadas, mas o tempo em que Montaigne viveu pode ser entendido como o da transição entre a Renascença e o Barroco. Leonardo da Vinci, o grande representante do espírito renascentista, morrera em 1519. Enquanto o ideal de harmonia clássica ainda se fazia presente nas obras de um poeta como Ronsard (1524-85), a pintura ia se inclinando por inovações cada vez mais ousadas, numa demonstração de alto virtuosismo técnico; é o maneirismo, classificação em que podemos incluir nomes como Tintoretto (1518-94) e Arcimboldo (1527-93). Montaigne é ainda contemporâneo de Camões (1525-79) e Bruegel, o Velho (1525-69). Tinha 14 anos mais que Cervantes (1547-1616) e estava com 31 anos quando nasceu Shakespeare (1564-1616), em cuja obra já se nota a influência dos Ensaios.

Montaigne é um autor bastante acessível. Este livro terá cumprido sua função se for entendido como um convite à leitura dos Ensaios. As dificuldades e variações de interpretação tendem a aumentar, contudo, à medida que nos aprofundamos no estudo dessa obra. Este "Folha Explica", um pouco contraditoriamente, tem também a intenção de dar idéia das complicações que se escondem sob a escrita sempre afável e amena de Montaigne.
*
"Montaigne"
Autor: Marcelo Coelho
Editora: Publifolha
Páginas: 96
Quanto: R$ 15,12 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Colaborador:Rodney Eloy

Nenhum comentário: