26 de julho de 2011

Karl Marx

Você já deve ter ouvido isso... Em 1989, no Brasil, quando Lula quase chegou lá, seus adversários espalharam o boato de que as famílias de classe média teriam que dividir suas casas com os sem-teto... A bobagem é velha, de 150 anos. Marx e Engels responderam que queriam abolir a propriedade burguesa, capitalista. Para os socialistas, a apropriação pessoal dos frutos do trabalho e aqueles bens indispensáveis à vida humana eram intocáveis. Ao que se sabe, roupas, calçados, moradia não são geradores de lucros para quem os possui... O Manifesto a esse respeito, foi definitivo, apesar de a propaganda anticomunista e burra não ter lhe dado ouvidos: "O comunismo não retira a ninguém o poder de apropriar-se de sua parte dos produtos sociais, tira apenas o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação."
     Os comunistas querem acabar com a família e com a educação !
    Sempre há alguém pronto para falar do comunista "comedor de criancinha". Ao ouvir isso, não deixe de indagar se uma família pode viver com o salário mínimo, o pai e mãe desempregados e uma moradia sem fornecimento de água e sem luz. E se uma criança pode ser educada para a vida numa escola pública abandonada pelo governo, que finge que paga aos professores e funcionários. Na sociedade capitalista a educação é, ela própria, um comércio, uma atividade lucrativa...
    Os comunistas querem socializar as mulheres !
    Essa fazia parte do catecismo de "satanização" das idéias socialistas. "Para o burguês, sua mulher nada mais é que um instrumento de produção. Ouvindo dizer que os instrumento de produção serão postos em comum, ele conclui naturalmente que haverá comunidade de mulheres. O burguês não desconfia que se trata precisamente de dar à mulher outro papel que o de simples instrumento de produção." É bom lembrar que alguns socialistas, até hoje, não conseguiram aceitar essa nova compreensão da mulher. O machismo nega o marxismo...
    A parte III, denominada "Literatura Socialista e Comunista" faz fortes críticas às diferentes correntes socialistas da época.
    O Manifesto corta com a afiada faca da ironia três tipos de socialismo da época: o "socialismo reacionário" (subdividido em socialismo feudal, socialismo pequeno-burguês e socialismo alemão, o "socialismo conservador e burguês" e o "socialismo e comunismo crítico-utópico".
    Nesse capítulo a obra mostra seu caráter temporal, quase local. Revela sua profunda imersão na efervescência das idéias e combates daquela época, quando a aristocracia, para salvar os dedos já sem seus ricos anéis, condena a burguesia e, numa súbita generosidade, tece loas a um vago socialismo.
    A conclusão, "Posição dos Comunistas Diante dos Diferentes Partidos de Oposição" é um relato das táticas adotadas naquele momento pelos comunistas, na França, na Suíça, na Polônia e na Alemanha. Estados Unidos e Rússia, que viviam momentos de alta tensão social e política, não são mencionados, como reconheceu Engels em maio de 1890, ao destacar com sinceridade "o quanto era estreito o terreno de ação do movimento proletário no momento da primeira publicação do Manifesto em fevereiro de 1848".
    O Manifesto Comunista como não poderia deixar de ser, termina triunfalista e animando. Não quer espiritualizar e sim emocionar para a luta. Curiosamente, retoma a idéia do "fantasma", ao desejar que "as classes dominantes tremam diante da idéia de uma revolução comunista". Os proletários, que têm um mundo a ganhar com a revolução, também são, afinal, conclamados, na célebre frase, que tantos sonhos, projetos de vida e revoluções sociais já inspirou:

"PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS !"

Download do livro clique aqui

Fonte:Temqueler

58 comentários:

Anônimo disse...

Marx nao queria que as pessoas dividissem suas casa com sem tetos,mas sim que nenhuma classe social tivesse desigualdade.Pedro Maciel 2ºc ETEC Trajano Camargo

Anônimo disse...

Karl Marx ele era contra a desigualdade social, educação, saúde, deveria ser igual para todos independente de sua classe social e queria abolir as propriedades privadas dos burgueses.

wendel g. sizino n° 39 2° C

Trajano Camargo

Anônimo disse...

O autor depara-se com um problema filosófico fundamental, que é o de saber o que é o Homem e qual a importância das discussoes entre capitalismo e socialismo. como um afeta o outro .
renato laurito 33
vinicius oliveira 36
bruno roque 06
2ºC
trajano

Anônimo disse...

Karl Marx queria abolir a propriedade burguesa, pois ele achava que deveria ter igualdade social,educação e saúde para todos independente de sua classe social.


Guilherme Garcia B. n°16 - 2° C
ETEC Trajano Camargo
\m/ ('o°) \m/

Anônimo disse...

Em poucas palavras conseguiu associar muito bem a ideologia de Karl Marx aos dias atuais.

Concordamos com o artigo e reconhecemos a grande importancia que este movimento teve na vida das mulheres, que deixaram de ser apanas objetos e passaram a ser respeitadas.

Muitas pessoas associam o comunismo a uma coisa ruim, que não era o objetivo inicial, mas na prática foi bem diferente.

Para termos uma vida melhor se tratando de governo devemos nos juntar por um objetivo em comum: NOSSOS DIREITOS.

Flavia de Souza(12) e Miriã Kerollyn(30) da Etec Trajano Camargo - Limeira-SP

Anônimo disse...

Karl Marx defendia a igualdade social onde todos teriam direito a educação,saúde e moradia abolia a propriedade privada burguesa capitalista sem a distinção de classes diferente dos capitalistas que visam o individualismo e que as pessoas são o que tem e não o que realmente são.

Leonardo F dos Santos n°22 2°c
Trajano Camargo

Anônimo disse...

Não concordo com as ideias Comunistas, afinal, se há algum trabalhador com um grau de especialização maior e que faz um trabalho que exige mais do prório trabalhador e este, pode sim ganhar um salário maior do que o de outro funcionário, sendo assim, o salário será compátivel com o tipo de trabalho de cada um.

Amanda Stahlberg - 2ºC - ETEC Trajano Camargo.

Larissa e Poliana disse...

Achamos o artigo muito interessante, ele nos mostra a grande importância que o movimento teve em relação as mulheres, e ele ainda causa grandes influências nos dias atuais!

Larissa Franco(21)e Poliana Pagagnelli(32)
Etec Trajano Camargo- 2º C

carlos henrique disse...

podemos ver que este movimento foi muuuuuito importante para a sociedade feminina,e que ele ainda faz parte dos dias atuais

obs: existe um erro de portugues, quando dia... : pais e mao...não é mão...é mãe...


carlos henrique de oliveira firmino...2º₢...trajano camargo..limeira sp...número 07

girl clever disse...

Numa Sociedade capitalista, tudo tem que dar lucro, a educação por exemplo, e os comunistas criticam a produção capitalista e as conseqüências de organização social que esse tipo de produção causou, atraves do Manifesto Comunista.


Karen Nascimento 2ºC, TRAJANO CAMARGO.

Anônimo disse...

Marx defende a igualdade social, critica as falhas que o capitalismo deixa na sociedade, e apoia o movimento comunista, pois o vê como forma de solução dos problemas da sociedade.

Gustavo Marangon 2ºC nº17 - Trajano Camargo.

Anônimo disse...

Pelo texto, percebe-se o medo que o comunismo causa na burguesia, já que ele propõe a igualdade das classes sociais, de homens e mulheres e da educação. Embora a ideia da igualdade a todos solucionasse a questão da miséria e a exploração do trabalho, num local de trabalho onde todos exercem as mesmas funções, seria injusto com pessoas que tem mais dedicação e capacidade que outras, já que essas seriam obrigadas a ganhar o mesmo salário que as outras.

Mariana Francisco 2°C, ETEC Trajano Camargo.

Anônimo disse...

Karl Marx era contra a desigualdade social. Dizia que queria abolir a propriedade privada e que tudo na sociedade capitalista visava o lucro, até mesmo a educação, onde era vista como um comércio, um meio lucrativo.

Franciele Ferreira nº:11 2ºA
ETEC "Trajano Camargo"

Anônimo disse...

Marx com suas ideias comunistas, quer colocar um fim ao capitalismo, provocando um certo medo na burguesia. Sua idéia de reunir o proletariado, faz com que estes se mobilizem, para implantarem esse sistema nas industrias, porque também querem a igualdade social, onde todos recebem o mesmo. Não concordo com isso, cada um deve receber pela sua especialização e seu cargo.

Giovana Luzia Martins 2ºC nº15 -Trajano Camargo

Anônimo disse...

Marx com suas ideias comunistas, quer acabar com o capitalismo, isso provoca um certo medo nos burgueses já que ele quer unir todo proletariado para implantar o comunismo nas industrias. Assim todos receberiam os mesmo salarios e teriam as mesmas condições de vida. Em parte é de se descordar disso, cada um deve ganhar pela sua especialização. Por outro lado se todos ganhassem o salário de chefe seria uma boa.

Giovana Luzia Martins 2C n°15 -Trajano Camargo

Anônimo disse...

Não concordo com as idéias comunistas, porque elas defendem uma situação injusta onde todos devem ser iguais. Um exemplo disso são os trabalhadores eles não devem ter o mesmo salário se suas profissões forem divididas em classes diferentes, como o tipo de trabalho, o tempo de trabalho, o que o trabalho provoca na saúde desse trabalhador, entre outras coisas, que classificam cada tipo de trabalho, sendo cada salário justo por ele. Alana 2ºC nº1

Matheus Rodaelli Gaiotto disse...

Podemos perseber que o comunismo pode parecer semelhante ao socialismo, mas não é, o comunismo ele volta mais para o meio comum entre as "coisas", tendo em mente tudo ser igual, nao tendo diferença entre direitos, entretanto o socialismo ele visa mais um ambiente que seja de de agrado a todos, porém pode haver um um pequena desigualdade, nao precisa ser necessáriamente tudo igual, mas que todos estejem em "harmonia".

Matheus Rodaelli Gaiotto N° 26 2-C ETEC Trajano Camargo - Limeira

Matheus Rodaelli Gaiotto disse...

Podemos perseber que comunismo e socialismo podem parecer a mesma coisa, porém não é, o comunismo é voltado ao meio comum onde tudo é igual e todos tem acesso e direito igual que o outro sem restrições ou privilégios. Já o socialismo pode tem algumas diferenças, ele visa mais o meio coletivo, o bem social e não o meio comum.

Matheus Rodaelli Gaiotto N° 26 2C
ETEC Trajano Camargo - Limeira

Anônimo disse...

Nome:Ana Beatriz Souza Deco 2C
Escola:ETEC TRAJANO CAMARGO

Concordo com karl Mark em seu manifesto anticomunista,quando diz que os trabalhadores devem lutar contra os comunistas,pois eles dividiram a sociedade em calasses sociais assim muitos trabalhadores ganham um salário muito baixo.Seus filhos estudam em escolas públicas abandonadas pelo governo onde o ensino é precário onde os professores não são valorizados.Além do que os anticomunistas viam as creches que tinham sidas criadas pelos comunstas como um local onde as crinças seriam abusadas,mal alimentadas.Porém o projeto é o oposto sendo que devem haver melhorias nas creches,mas não podemos dizer que nossas crianças são maltratadas.Sendo que as mulheres em ambas as partes são vistas como um objeto e não são valorizadas por muitos pelo seu esforço.Então os proletariados devem lutar para melhorar a sociedade , onde vivemos e não lutar para muda-lá radicalmente.

Anônimo disse...

Esse trecho mostra algumas das interpretações erradas do comunismo em relação ás mudanças na sociedade propostas pelos comunistas. Tendo em vista os comentários acima, penso que o comunismo não queria dividir os bens de todos com todos e sim propiciar uma sociedade mais igualitária, principalmente nas questões econômicas e sociais. Isso pode ser visto no trecho do texto a seguir: 'O Manifesto a esse respeito, foi definitivo, apesar de a propaganda anticomunista e burra não ter lhe dado ouvidos: "O comunismo não retira a ninguém o poder de apropriar-se de sua parte dos produtos sociais, tira apenas o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação."'

Felipe da Cunha Santos Nº11 2ºC
ETEC Trajano Camargo - Limeira

Anônimo disse...

Karl Marx, defendia a igualdade entre as clases sociais, e criticava o capitalismo, onde a educação era vista como lucro, e até as mulheres eram consideradas objetos, as pessoas criticavam os comunistas, mas foi graças ao movimento comunista que muita coisa mudou e a mulher está aos poucos conseguindo seu lugar de direito. Ainda há muito o que melhorar pois a diferença de classes ainda é grande. Mas foi Karl Marx quem deu o "empurrão" para começarmos a lutar por nossos direitos, foi quem colocou na cabeça das pessoas que não podemos nos conformar com a desigualdade.

Ana Kérima nº1 2ºA
Trajano Camargo - Limeira

Gabriela Lima disse...

De acordo com o texto, Marx queria abolir a burguesia e era contra a desigualdade, já que até a educação era considerada uma atividade lucrativa.Para os burgueses as mulheres eram simplesmente instrumentos de produção, não tinham o respeito que mereciam.Os proletários deveriam se unir e lutar pelo seus direitos, como a saúde, educação e moradia.

Gabriela Martins de Lima n° 12 - 2°A

Anônimo disse...

Seria bom ter uma igualdade social, onde todos tem direito a educação e a saúde, mas por outro lado seria injusto um trabalhador com um grau de especialização maior ganhar o mesmo salário que de um outro simples trabalhador.

André Albergoni 05 2ºC

Anônimo disse...

Marx queria o fim do capitalismo, ele queria que a população tivesse igualdade social, direitos, educação e propriedade privada o que foi muito criticado, pois os de maior poder não queria essa mudança pois eram a favor do capitalismo(individualismo).
È nesse momento que podemos perceber que as mulheres não queriam mas ser associadas como um objeto de produção e sim fazer parte da sociedade.
Marceli de Souza Pires nº23 2ºC

Anônimo disse...

Karl Marx foi adepto do comunismo e, portanto, era contra as desigualdades sociais do capitalismo.
Ele defendia, entre outras ideias, a de que a educação deveria ser melhorada e dizia que as mulheres não poderiam mais ter o papel de um simples instrumento de produção.
Para Marx apenas uma revolução proletária conseguiria fazê-los vencer essa luta por uma sociedade igualitária.


Isabella Oliveira Santos Nº16 2ºA

Anônimo disse...

Karl Marx acreditava que as desigualdades sociais estavam intimamente relacionadas ao sistema capitalista. Baseou-se na ideologia comunista, pregando o fim da propriedade privada e a extinção da luta de classes.
Para ele a educação deveria sofrer mudanças estruturais eficazes, pois só desta forma seria possível notar melhorias. Também defendeu a idéia de que as mulheres poderiam realizar papeis diferentes aos estabelecidos pela sociedade, deixando de ser meros “instrumentos de produção”.
Marx acreditava ainda que a igualdade e justiça social entre os homens poderiam ser estabelecidas através de revoluções proletárias.
Apesar de os pensamentos marxistas parecerem um tanto quanto utópicos, se fossem aplicados em nossa sociedade seria mais facilitada a convivência entre os indivíduos, uma vez que minimizadas as diferenças sociais também seriam reduzidos o preconceito e a discriminação.
Milena Massaro Ferreira Nº24 2ºA

Edson Moraes disse...

Por um tempo, o comunismo foi visto como um manifesto que tinha como único objetivo a
exploração das outras pessoas. Aqueles que eram contrários difundiam ideias de que os comunistas queriam acabar com instituições como a família ou que eles queriam fazer da mulher um “bem comum”.
Em sua obra, Karl Marx apoia a abolição da propriedade privada burguesa, criticando o capitalismo e defendendo uma sociedade onde não há diferenças sociais.
A burguesia era contra o comunismo, pois para eles, a ideia de uma sociedade onde eles e a prole exercessem as mesmas funções e fossem remunerados igualmente era algo injusto.
Porém esta era uma ideia errada que a propaganda anticomunista queria passar; os comunistas não queriam se apropriar dos bens alheios, eles apenas queriam esta sociedade mais igualitária, onde não houvesse a “escravização” do trabalho por meio dessa apropriação.

ETEC Trajano Camargo
Edson Moraes, n° 10 – 2ºC

Edson Moraes disse...

Por um tempo, o comunismo foi visto como um manifesto que tinha como único objetivo a
exploração das outras pessoas. Aqueles que eram contrários difundiam ideias de que os comunistas queriam acabar com instituições como a família ou que eles queriam fazer da mulher um “bem comum”.
Em sua obra, Karl Marx apoia a abolição da propriedade privada burguesa, criticando o capitalismo e defendendo uma sociedade onde não há diferenças sociais.
A burguesia era contra o comunismo, pois para eles, a ideia de uma sociedade onde eles e a prole exercessem as mesmas funções e fossem remunerados igualmente era algo injusto.
Porém esta era uma ideia errada que a propaganda anticomunista queria passar; os comunistas não queriam se apropriar dos bens alheios, eles apenas queriam esta sociedade mais igualitária, onde não houvesse a “escravização” do trabalho por meio dessa apropriação.

ETEC Trajano Camargo
Edson Moraes, n° 10 – 2ºC

Edson Moraes disse...

Por um tempo, o comunismo foi visto como um manifesto que tinha como único objetivo a
exploração das outras pessoas. Aqueles que eram contrários difundiam ideias de que os comunistas queriam acabar com instituições como a família ou que eles queriam fazer da mulher um “bem comum”.
Em sua obra, Karl Marx apoia a abolição da propriedade privada burguesa, criticando o capitalismo e defendendo uma sociedade onde não há diferenças sociais.
A burguesia era contra o comunismo, pois para eles, a ideia de uma sociedade onde eles e a prole exercessem as mesmas funções e fossem remunerados igualmente era algo injusto.
Porém esta era uma ideia errada que a propaganda anticomunista queria passar; os comunistas não queriam se apropriar dos bens alheios, eles apenas queriam esta sociedade mais igualitária, onde não houvesse a “escravização” do trabalho por meio dessa apropriação.

ETEC Trajano Camargo
Edson Moraes, n° 10 – 2ºC

João Vinicius Cardoso Souza ETEC Trajano Camargo 2ºC disse...

O texto explica porque os burgueses temiam tanto o comunismo.Ele sugeria a igualdade de classes,e isso significava que homens e mulheres teriam os mesmos direitos sociais,tambem significava que os trabalhadores iriam receber o mesmo salário,não importando o nível de especialização de cada indivíduo.Creches e escolas abandonadas,onde as crianças que frequentavam os locais sofriam maus tratos.
O comunismo não iria tomar os bens e posses daqueles que os possuem,mas sim dar, igualdade as classes,acabando com a miséria.

Anônimo disse...

A Criação das creches pelos comunistas foi de otima importancia pois as crianças não ficaraiam desamparadas e desnutridas, e a burguesia por terem medo de os comunistas "dominassem"se filhos eram contra as creches, esse é um fato que acontece nos dias atuais tambem, muitas crianças vão para as escolas e creches somente para se alimentarem, e ainda seus pais criticam os governadores em relação a esses pontos, eles "reclamam de barriga cheia".
Os comunistas tambem queriam inserir a mulher na sociedade, e a burguesia era contra pois tinha medo que as mulhres tomassem seus lugares, coisa muito comum de se ver até os tempos atuais, porem as mulheres ja conquistaram um papel de destaque na sociedade, e devem continuar lutando.
No Geral a Burguesia só fazia tudo isso com medo dos comunistas criarem uma sociedade socialista e eles perderem seus privilégio e direitos.

Micheli Silvia Mateus, 2C - 29
Trajano!

Anônimo disse...

O comunismo tem ideias importantes para a melhoria da sociedade,que de certa forma aceita tais ideias, como ter realmente o direito de igualdade, uma educação de boa qualidade, condições dignas de vida. Mas, ao mesmo tempo, a sociedade é egoísta, cada um pensa em si mesmo, todos querem ter a melhor educação, a melhor casa, o melhor salário, ignorando que todas essas diferenças levam ao mundo de hoje. Enquanto isso ocorrer o objetivo do comunismo não vai ser alcançado.

Nathalia Ferraz - 2º EM
Colégio Jandyra

Jader disse...

A burguesia era contra o comunismo, pois com isso, eles pensavam que o proletariado "tomaria" seus bens, e também acreditava-se que a mulher era um bem comum e com o comunismo ela se igualaria à eles.

ETEC Trajano Camargo
Jader, nº18 - 2ºC
Dilan Carli, nº09 - 2ºC

Anônimo disse...

O texto fala sobre de Karl Marx ele queria a uniao entre a burguesia e as outras camadas sociais e era contra a educação e a saúde falava que a educação e a saúde tinham que ser igual para todos.

Lucas Vicente-2EM
Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Para Marx , a dedicação pessoal no trabalho era intocável, ou seja, ninguém poderia impedir o proletariado de usufruir de toda sua conquista individual.
Na questão educação, onde os capitalistas achavam que uma família poderia sustentar seus membros com um escasso salário e as crianças serem educadas em escolas totalmente desprezíveis, Marx confirmou que a educação para os burgueses era apenas uma atividade que gerava lucros.
A desigualdade ainda é presente no fato de que para o capitalismo, a mulher é apenas um meio de produção, sem qualquer outra função, o que supostamente indica um certo "medo" em relação às mulheres conseguirem postos mais altos e prejudicarem os objetivos cruéis dos burgueses.
O comunismo veio para unir todo o proletário para que houvesse uma Revolução, onde as classes dominantes não tivessem mais voz autoritária e que as camadas injustamente prejudicadas pudessem usufruir de todos os seus merecidos direitos e benefícios.

Thaís Fernandes Morgado, 34, 2º C

Anônimo disse...

O artigo de Karl Marx cita as idéias comunistas,onde visavam a igualdade de classes sociais resultando em uma melhoria para sociedade,ou seja,acabando com a miséria,implantando uma boa educação e condições favoráveis para vida. A burguesia era contra essas idéias,pois não aceitavam o fato de igualdade para todos,e assim como a sociedade capitalista de hoje em dia que sempre pensam no melhor para si mesmo.
Por outro lado eu não sou a favor do comunismo, pois imagine que o Brasil se tornou um país comunista. Trabalhamos em uma empresa á anos e estávamos esperando por um aumento de salário porém devido a real situação do país isso não aconteceu, porque agora o país visa idéias onde há direitos iguais para todos.O nosso salário seria o mesmo do faxineiro. Ao Pensar nisso, levamos em conta os anos de estudos e dinheiro investido para que no final não haja nenhuma recompensa. Não existiria escolas particulares pois o ensino público é para todos,e para sustentar tudo isto existiria a infração. Resultado: ganharemos pouco e gastamos mais.
O país que estava em desenvolvimento entraria abaixo da linha da pobreza e isso graças a igualdade social.

Letícia Ferreira - 2° EM
Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Penso que, se nosso pais fosse socialista possivelmente seria mais justo e igualitário, porque todas as pessoas teriam as mesmas oportunidades de educação saúde trabalho, moradia enfim, talvez fossemos mais felizes.Se bem que, conforme o artigo, será quase impossível isso acontecer aqui no Brasil, porque a burguesia, só de imaginar nessa possibilidade de igualdade entre as pessoas entra em crise e
espalham mentiras a respeito do assunto, apavorando todos os desavisados. Lamentavelmente

Bárbara Alves Clemente - 2° EM
Colégio Jandyra

Anônimo disse...

a burguesia era contra as ideias comunistas de Marx que visavão a luta dos trabalhadores para melhores salarios, melhores condições de trabalho, moradia e o fim das desigualdades sociais

Willan P. Boelcke n° 36 2°A

Ully disse...

A borguesia não queria que houvesse o comunismo , pois na visão deles era injusto se nivelar ao proletáriado, mais na verdade karl Marx apenas queria uma sociedade mais igualitária sem tantas injustiças como aparentava.

Ully Gachido Colombo - 2° EM
COlégio Trajano Camargo

Gustavo H. Almeida disse...

a classe burguesa era contra o comunismo ... esse dilema da mulher ser um bem comum deixou eles com o pé atraz. dividir a casa deles com os mais pobres seria um afronto a atual classe social dele...na verdade essa história de BEM COMUM nunca foi bem visto e bem aceito pelas classes mais "altas"
Gustavo henrique de almeida 2ºa n°14

Isabela e Kassia 2ºA disse...

O texto mostra os pensamentos de Karl Marx em relação a sociedade capitalista, onde tudo se torna uma forma de lucro, até mesmo a educação e isso transmite a sociedade de hoje. Pois tudo é uma forma de lucro.Até mesmo aqui no Brasil, ondeo governo teima em dizer que tem uma educação de primeiro mundo,mas sabemos que isso não é verdade.Gostei muito do texto.


Isabela Araújo nº15 e Kassia Zanelatto nº19 2ºA
Trajano \o/\o/

Anônimo disse...

Marx e Engels, através do Manifesto do Partido Comunista, buscavam disseminar suas ideias revolucionárias, promovendo reformas numa sociedade desigual e injusta.
Todos os seres humanos tem direito a uma vida digna; todo trabalho tem valor e deve ser recompensado igualmente; a propriedade privada, um roubo, deveria ser abolida; a educação reestruturada, trazendo realmente qualidade; as mulheres não mais "deixadas de escanteio", mas participando ativamente da sociedade.
Laura Muriel Costa, Etec Trajano Camargo 2º ano A

Anônimo disse...

O Artigo de Karl Marx (como a maioria dos artigos esquerdistas) condena totalmente a diferença entre classes sociais, realidade das pessoas, educação, etc. As intenções comunistas são boas, porém utópicas. Voltar ao comunismo ou socialismo seria um atrazo para qualquer sociedade, e Cuba é um belo exemplo disso. A ideia de ter uma sociedade igualitária é bem vista pela maioria das pessoas, se torna até um sinal de humildade, mas na verdade é uma grande injustiça. 'Ter direitos iguais' é diferente de 'ser iguais' (C.S.Lewis em Cristianismo puro e simples), isso quer dizer que devemos ser tratados igualmente, porém devemos merecer o que queremos, como mérito de esforço, e o comunismo é contra isso. É claro que há injustiça em socidades capitalistas, mas ela está melhorando aos poucos, dando cada vez mais oportunidades a quem precisa.


Nivaldo Venture Júnior
Cristian Schütz
Felipe Pulz

Anônimo disse...

Karl Marx pensava que as desigualdades sociais estavam envolvidas ao sistema capitalista.
Ele queria mudar a posição das mulheres na sociedade, que elas lutassem pelos seus direitos, e também uma mudança estrutural na educação.
Se os pensamentos de Karl fossem aplicados na vida atual haveria uma melhor convivência social.

Etec Trajano Camargo

Camila de Campos Bonin nº06 2ºA
Mariana Claudio nº23 2º A

Anônimo disse...

Os comunistas queriam que não houvesse menos desigualdades sociais e injustiças. Todos querem um bom salário, uma boa casa, uma boa educação. Mas como todos são egoístas e querem sempre tudo do bom e do melhor deixando de pensar na sociedade/outras pessoa. Com isso o objetivo do comunismo não vai ser alcançado.

Ludmara Scanavini nº40 2ºC - Trajano Camargo

Anônimo disse...

As ideias propostas por Marx geraram um certo medo por parte da burguesia capitalista,por esse motivo o pai do comunismo foi tão rejeitado nos países dos quais passava divulgando sua nova proposta.De certo modo a ideia de todos receberem o mesmo salário nos paresse justa,pois assim não haveria tanta injustiça e briga por poder.Por outro lado tem o fato da divisão do trabalho:trabalhadores com funções mais pesadas ou trabalhosas seriam injustiçados pela quantia recebida.Contudo,o que o comunismo realmente nos propõe é que não fiquemos alienados em relação a sociedade em que vivemos.

Caroliny N. Rodrigues Nº07 2ºA
ETEC Trajano Camargo

Anônimo disse...

Karl Marx foi o grande idealizador do comunismo, sempre criticou o capitalismo e propunha uma sociedade na qual os meios de produção fossem de toda a coletividade. Lutava pela construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde a riqueza e a cultura possam ser desfrutadas como bem universal por todos e todas sem exceção. Porém acho que isso não se aplicaria ao caso do Brasil, pois desde as classes mais humildes até as mais requisitadas, busca-se sempre um maior poder aquisitivo, e a riqueza de uns é consequência da pobreza de outros, ou seja, a desigualdade social.

Camila Moreira - 2º EM
Colégio jandyra

Anônimo disse...

Para Karl Marx , ele queria a união de todas as classes socias , pois ele era contra a educaçao e na área da saúde.


Murilo Souza
2 Em Colégio Jandyra

Anônimo disse...

O País sendo socialista certamente seria igualitário, sem desigualdade entre classes, entre outros conceitos que a caracterizam. Porém sendo um país totalmente burguês e capitalista há uma grande barreira entre Capitalismo e Socialismo, com grande certeza que grande parte da população apoiando o capitalismo, vizando lucro, entre outras coisas...
Enfim poderia ser um país melhor, só que poderia estar tecnologiamente pior, pois pesquisas precisam de fundos e é isso o principal fim do capitalismo.
Tirar uma conclusão é bastante complexo. Essa é minha opnião.

Vinicius Beraldo- 2ºEM
Colégio Jandyra

José Guilherme - Colégio jandyra - 2º EM disse...

Os ideais comunistas expostos por Marx, sendo o principal a igualdade, com certeza se aplicado levaria a uma sociedade sem diferencas, onde todos teriam as mesmas oportunidades, os mesmos direitos, assim, consequentemente teriamos menos desigualdade e uma populacão mais homogênia nesses aspectos, se opondo totalmente à realidade não só do Brasil, mas do mundo como um todo onde o capitalismo torna-se cada vez mais forte, fazendo com que as pessoas se tornem cada vez mais individualistas e egoístas.

Anônimo disse...

Para Karl Marx o capitalismo era o grande responsável pelas grandes diferenças sociais.O proletáriado era o que mais sofria nas mãos dos capitalistas, pois ficavam ricos ás custas do trabalho árduo desses pobres trabalhadores.

Bianca Aparecida Calderani nº04 2ºA
Etec Trajano Camargo

Amanda Andrade disse...

Eu concordo com o fato de que o sistema capitalista os menos favorecidos são os mais oprimidos, esses encontram-se alienados e/ou manipulados pelo governo o qual o submetem-nos a um sistema de grandes falhas na educação,porém que favorece a burguesia.
Em relação às mulheres acredito que elas devem sim representar um grande papel na sociedade, porque exercem grande influência no meio social.
Em ambos os aspectos Marx critica a desigualdade entre classes. Penso que as oportunidades devem ser disponibilizadas para todos, e quando a igualdade for corrompida a justiça lhe de respaldo,porém para isso não devemos ser alienados pelo sistema , e clamar por nosso direitos.

Amanda k. de Andrade 2° C n°03 2°C

Anônimo disse...

Eu concordo com o fato de que o sistema capitalista os menos favorecidos são os mais oprimidos, esses encontram-se alienados e/ou manipulados pelo governo o qual o submetem-nos a um sistema de grandes falhas na educação,porém que favorece a burguesia.
Em relação às mulheres acredito que elas devem sim representar um grande papel na sociedade, porque exercem grande influência no meio social.
Em ambos os aspectos Marx critica a desigualdade entre classes. Penso que as oportunidades devem ser disponibilizadas para todos, e quando a igualdade for corrompida a justiça lhe de respaldo,porém para isso não devemos ser alienados pelo sistema , e clamar por nosso direitos.

Amanda k. de Andrade 2° C n°03 2°C

Leonardo Benini disse...

Acredito que a realmente causa um medo nas camadas mais elevadas da sociedade, pelo o fato de a classe dos proletários ser muito forte, e em grande número, também ser uma classe muito reprimida e pressionada, portanto o Manifesto serviu para inspirar essa classe, e mostrar que podem mudar a situação.

Leonardo Benini Martinelli N°11 2°EM
Colégio Prof. Jandyra

Wagner Emanuel Aiello disse...

O texto retrata bem a vida de Marx em relação a sua importância no meio socialista.Pois ele estanca a realidade da qual a classe inferior era sujeita; já que a superior governava sem interrupções das classes dominantes.Ele cita várias vezes, sobre a intenção dos comunistas em meios sociais.Karl Marx lutava pelo bem social e igual sem o poder preferencial a um e não a outro!

Etec Trajano Camargo
Wagner Emanuel Aiello nº37 2ºC

Barbara, Natália T e Thaís - 1º EM Colégio Jandyra disse...

Marx e Engels, objetivaram por um longo periodo de tempo abolir o capitalismo para implantar o socialismo, para tirar o poder daqueles que tem seu trabalho " escravizado " em razão da produção de tais. No socialismo, implantariam um sistema de educação gratuita, não como sendo uma atividade lucrativa. Enquanto os burgueses acreditam que as mulheres são apenas um instrumento de produção, os socialistas criaram uma comunidade de mulheres.
O Manifesto fala de 3 tipos de comunismo, "socialismo reacionário" "socialismo conservador e burguês" e o "socialismo e comunismo crítico-utópico".
Os proletários pelo fato de serem uma classe muito forte e bem unida,o manifesto serviu-lhes de inspiração para mostrarem suas ideias.

Anônimo disse...

O artigo é muito interessante, pois mostra o movimento em relação as mulheres na sociedade, que lutassem por seus direitos.
Karl Marx era contra as desigualdades sociais do capitalismo. Se todos os seus pensamentos fossem aplicados na vida atual com certeza teriamos uma melhor convivência social.

Bianca Caroline de Toledo n05 2A

Anônimo disse...

Karl Marx era totalmente contra o capitalismo, e defendia uma sociedade mais igualitária, com direitos e deveres iguais entre os cidadãos.Criticava o capitalismo, e via até mesmo a educação como forma de lucro, e isso pode ser visto nos dias de hoje ainda. A mulher também era vista como um objeto. Acredito que o capitalismo realmente gere muita ganância entre as pessoas, e muita desigualdade,porém o socialismo é ‘injusto’ com aquelas pessoas que são melhores que outras nos seus trabalhos e anseios.

Ananda Oliveira Peres n°2 2°A
Etec Trajano Camargo