30 de agosto de 2011

Mais de metade dos alunos do 3º ano do fundamental não conseguem calcular o troco numa compra

No 3º ano do ensino fundamental, ou antiga 2ª série, os estudantes deveriam saber fazer contas de mais e de menos para, por exemplo, calcular o troco numa compra. No entanto, 57,2% dos alunos brasileiros dessa etapa não conseguem resolver problemas de soma ou subtração.
Esse é o resultado apresentado pela Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), uma avaliação promovida por uma parceria entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro/Ibope e o movimento Todos Pela Educação. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (25). A avaliação também mediu a proficiência em leitura: 43,9% dos estudantes não alcançou o esperado.

Pública versus particular

Na escola pública, o percentual de alunos que não atingem o nível esperado para o 3º -- as operações básicas de somar e subtrair -- chega a 67,4%. Ou seja, num grupo de cem alunos, 67 não alcançaram o conhecimento mínimo esperado. A situação é mais crítica nas regiões Norte (78,1%) e Nordeste (74,8%). 
Mesmo entre os estudantes que pagam pelo ensino, um a cada quatro alunos não aprendem o básico. Na rede privada, 25,7% está com média abaixo de 175 na disciplina de exatas. O comportamento por região é semelhante ao apresentado na escola pública, deixando Norte e Nordeste com os piores resultados.

Escala Saeb

A média nacional de conhecimento em matemática ficou em 171,1 pontos. A Prova ABC considera que o conhecimento "esperado" no 3º ano é 175. A escala utilizada é a mesma do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e vai de 100 a 375.
O cenário em relação ao desempenho das regiões deixa as regiões Sul (185,6), Sudeste (179,1) e Centro Oeste (176,5) acima da média, enquanto Nordeste (158,2) e Norte (152,6) ficam com índices inferiores a 171, 1.
“Estes dados apontam que os baixos desempenhos em matemática apresentados pelos alunos brasileiros ao final do ensino fundamental, e posteriormente do ensino médio, começam já a serem traçados nos primeiros anos da vida escolar. Fato que nos coloca diante da necessidade de promover políticas públicas de incentivo a aprendizagem de matemática desde a alfabetização”, afirma Ruben Klein, consultor da Cesgranrio. 
A Prova ABC foi aplicada no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país.

6 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião a unica diferença entre escola publica e particular é o salário do professor, pois os alunos são os mesmos,e os prefessores são os mesmos, sempre há aqueles alunos que realmente possuem dificuldades em apreder, mas esses são exessões que devem ter um acompanhamento médico. Porém na maioria dos alunos eles têm potencial mas não fazem porque não querem, não se interessam... Eu penso que a maior culpa não é do governo, pois como o ex-presidente Lula disse uma vez "o governo tem milhões de crianças e adolescentes para cuidar, e os pais só tem um" (muitas vezes mais de um), pois se cada pai e mãe, incentivasse seu filho a aprender, a ler, a somar, acompanhasse os deveres de casa dos mesmos, acredito que em muitos casos a situação melhoraria, e também desse a educação basica aos filhos pois as vezes os professores não conseguem ensinar por falta de comportamento dos alunos.
Os pais deveriam se dedicar mais aos flhos e incentivarem mais, só então poderiam cobrar do governo melhora na educação.
Micheli Sílvia Mateus, 29 2C Trajano Camargo

Anônimo disse...

nome:ANA BEATRIZ SOUZA DECO
ESCOLA:TRAJANO CAMARGO 2C

ACREDITO QUE ESSES NUMEROS SE DEVE NEM TANTO AO GOVERNO MAS SIM A EDUCAÇAO DADA PELOS PAIS POIS MUITOS PAIS NÃO ACOMPANHAM O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO FILHO.ENTÃO MUITOS FILHOS ESQUECEM QUE NO FUTURO NÃO TERÃO OS PAIS PARA OS SUSTENTAREM ENTÃO ACREDITAM QUE APRENDER NÃO MUDARA E NEM DARA BOM FUTURO.MUITOS PAIS ESQUECEM QUE QUEM TEM QUE DAR EDUCAÇAO SAO ELES E NAO OS PROFESSORES POIS MUITOS PROFESSORES NAO CONSEGUEM DAR AULA DEVIDO A FALTA DE DISCIPLINA.POIS O GOVERNO JA AJUDA BASTANTE NA EDUCAÇAO E ELE SO PODERA AJUDAR MAIS SE HOUVER MAIS COOLABORAÇAO DA FAMILIA E DO ALUNO.

Anônimo disse...

Se toda criança desde o seu nascimento tivesse uma boa educação,suas chances de um futuro promissor seriam grandes, isso é óbvio, todo mundo sabe,mas o que nem todo mundo parece saber é que essa educação começa em casa, com acompanhamento dos pais,atenção, ajuda nos deveres,dificuldades,e provavelmnte indices tão alarmantes não só em comparação de ensino entre regiões/países seriam menores,só que é mais fácil deixar essa tarefa para escola e o que vemos ao chegar lá? indisciplina, más notas,defazagens que não deveriam existir,um ensino "levado com a barriga".
É meio irônico quando se ouve "as crianças são o futuro de uma nação" se elas não sabem uma coisa tão básica como dar o troco, afinal isso não foi bem ensinado a elas...

Anônimo disse...

comentário feito acima por Karen Nascimento, nº20 2ºC Trajano Camargo.

Anônimo disse...

Concordo com os comentários acima. A culpa não é do governo, e sim da falta de preocupação dos pais em dar educação aos filhos e como a Micheli disse: "se cada pai e mãe, incentivasse seu filho a aprender, a ler, a somar, acompanhasse os deveres de casa dos mesmos, acredito que em muitos casos a situação melhoraria". É a indisciplina dos alunos que impedem os professores de darem aula.
Mariana Francisco, n° 24 2°C Trajano Camargo.

Sérgio, Wellington disse...

A realidade é que atualmente o ensino das escolas particulares são muito melhores do que a escola publica... Talvez até pelo fato de que na escola pública o ensino não seja muito exigido como na particular. Mas tem muito chão ainda, e vejo uma oportunidade de que as pessoas responsáveis pela educação no Brasil se concientize e veja por esse lado, começem a dar valor nas pessoas de baixa renda que não tem condições de estudar em uma escola paga, mais tem a esperança de ter um futuro melhor, e o minimo que políticos podem fazer é dar a garantia de que o que elas terão uma vida boa la na frente e que o mesmo ensino que os alunos da escola particular tem eles também pode ter...
ALUNOS DO 1ºD.