3 de setembro de 2011

A origem do amor


Muitos poetas e filósofos dos séculos VIII, VII e VI, registraram diferentes interpretações para compreender o amor e sua importância para os seres humanos.

Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., escreveu um poema denominada TEOGONIA (origem dos deuses gregos). Para ele, o deus do amor, Eros, era filho do primeiro deus manifesto no mundo: deus Kaos.

No poema de Hesíodo, Eros é descrito como um deus de extrema beleza e capaz de organizar o mundo.

Ora, neste sentido, o amor é visto com certeza como o primeiro ato digamos mitológico. Através do amor as coisas são feitas. Tanto os deuses como os homens criam a partir do amor. Na mitologia grega, os deuses amam; os homens também amam.

No fundo, o amor foi a primeira indagação humana. Antes mesmo de o homem tentar entender como o mundo funcionava, ele estava preocupado em saber porque tem coisas que os agradam e outras não.

Neste sentido, o mito trás uma compreensão enorme.

Conceito de mito

Como processo de compreensão da realidade, o mito não é lenda, pura fantasia, mas “verdade”. Quando pensamos em verdade, é comum nos referirmos à coerência lógica, garantida pelo rigor da argumentação de provas.

A verdade do mito e em consequência pela narrativa do surgimento do amor, resulta de uma intuição compreensiva da realidade, cujas raízes se fundam na emoção e na afetividade.

Portanto, antes de interpretar o mundo que desejamos ou tememos, como somos atraídos pelas coisas ou como delas nos afastamos.

Ainda para entender este relato é necessário ter em mente a concepção do mistério

Mistério

O mistério é algo que não podemos compreender, por ser inacessível à razão e depender da fé. O mistério, portanto, seria um problema que ainda não compreendemos, mas cujas respostas nos esforçamos para descobrir.

Falar do amor e sobre o mito do amor, é falar de um mundo cheio do desejo do ser humana de afugentar a insegurança, os temores e a angústia diante do desconhecido, do perigo e da morte. Para tanto, os relatos míticos se sustentam na crença, na fé em forças superiores que protegem ou ameaçam, recompensam ou castigam.

Viva o amor!

Resumo elaborado pelo professor de filosofia Marcos Martins César.

Conteúdo de aula do 1º ano do ensino médio.

2 comentários:

Anônimo disse...

mome:ANA BEATRIZ SOUZA DECO
ESCOLA:TRAJANO CAMARGO 2C

GOETEI QUANDO NO POEMA DE Hesíodo DIZ QUE DO AMOR AS COISAS SÃO FEITAS,ASSIM TANTO OS HOMENS QUANTO OS dEUSES AMAVAM.
ATUALMENTE FICO INDIGNADA POIS MUITOS NÃO SABEM O SIGNIFICADO DE AMOR E FAZEM MUITAS COISAS ERRADAS POIS CONFUNDEM AMOR COM PAIXAO E ATRAÇAO.

tainara e leticia disse...

adoreeeii muito boom mesmoo , eu gosto muito de ler sobre o amor , tem coisas que eu não imaginava , legal muito
interessante , obg pelas informaçoes