31 de janeiro de 2012

Ética às nossas crianças



Ética é uma matéria que faz parte do aprendizado de vida, no qual os pais devem ser os melhores professores. Então, como se ensina ética?
Ensina-se aquilo que se é. Ética se transmite. O que será apreendido e processado pelos filhos não é o que advém de um discurso verbal, de uma pregação ou de um sermão, mas sim o que eles captam no pensamento e na ação de seus pais. O cérebro é um leitor de mentes. As neurociências demonstram que o cérebro humano se desenvolve para captar e ser captado pelo cérebro do outro. É função inalienável dos pais transmitir condutas éticas a seus filhos, desde os primeiros tempos de vida.
Não se trata de ensinar o filho a ser “bonzinho”, pois ele corre o risco de ser bobo, mas sim de torná-lo um ser responsável por suas ações, desde os primeiros tempos de vida. Como pais, cumpre dar exemplo de autonomia e liberdade interna para fazer escolhas e assumir posições e se responsabilizar por elas. Uma pessoa só é ética quando se orienta por princípios e convicções.
As crianças precisam ser ensinadas à verdade. “Eu não quero que meu filho minta” — essa é a expressão do desejo de todos os pais. Mas não é fácil trabalhar essa questão com as crianças. Quantos pais saem de casa escondidos dos seus bebês para evitar berreiros? Quantas promessas são feitas às crianças sem que se tenha intenção ou possibilidade de cumpri-las? Quantas pessoas, quando toca o telefone, dizem para o filho: “Fala que eu não estou”? Quantas vezes as pessoas ensinam uma coisa e praticam outra? Quantas vezes se lida com a ética como se ela fosse algo maleável, adaptável a cada contexto?
Mentindo, os adultos ensinam seus filhos a mentir, pois eles perdem a referência do que é certo ou errado. Nada justifica uma mentira, não existem “mentirinhas”, mentiras “piedosas” nem mentiras “politicamente corretas” — todas fazem mal. É falsa a dicotomia entre mentira boa e mentira ruim. Ela por si só é ruim. E isso precisa ser transmitido às crianças. Falar a verdade implica ser honesto consigo mesmo e com os outros e assumir as consequências de seus atos. Essa é a base da ética. o que é certo e o que é errado, o que faz bem e o que faz mal.
Muitos pais, sem perceber, favorecem a possibilidade de o filho mentir. Sabem que a criança fez alguma coisa que não deveria ou deixou de fazer algo que deveria e a interpelam: “Você bateu no seu irmão?”; “Você quebrou tal objeto?”; “Você fez a lição?”... Por impulso, por medo das consequências ou por medo do castigo, a criança mente. Seria melhor não perguntar, mas afirmar: “Eu sei que você bateu no seu irmão”; “Eu sei que você quebrou tal objeto”; “Eu sei que você não fez a lição”; e tomar as providências cabíveis, evitando colocar a criança diante da possibilidade de mentir. Frases interrogativas, nesses casos, podem induzir à mentira. É melhor usar as afirmativas.
Outro ponto importante para ensinar ética às crianças é mostrar que diferente não é sinônimo de errado. Diferente é apenas diferente. Isso ajuda e muito a criança a perceber que ela pode ter amigos respeitando eticamente as diversidades de raça, crença, sexo, nacionalidade. Fica difícil para uma criança ter o aprendizado da ética quando os pais, em casa, zombam de uma pessoa por ser de raça ou nacionalidade diferente.
No esporte também se forma a ética da criança. Vencer é o objetivo. Para isso se faz a contenda. Mas jamais se deve admitir que os filhos ganhem mediante fraude. É frequente a criança com 6, 7 anos roubar no jogo. Ela quer ganhar, custe o que custar. Alguns adultos, ao jogar com as crianças, permitem o roubo e/ou deixam que elas ganhem, jogando mal de propósito. Isso não é válido e deseduca. Jogo é jogo. Deve ganhar o melhor ou quem teve mais sorte. Mesmo que seja dolorido, cumpre ao adulto mostrar que o jogo só tem graça quando jogado honestamente. Assim, quando a criança ganhar, ela saberá que, de fato, foi competente e comemorará uma vitória digna, uma vitória com ética.
Nossa época é pobre em ética. Modelos de corrupção, de indignidade, de desonestidade, de sonegação são numerosos em nossa sociedade. Nossas crianças ficam inexoravelmente submetidas a eles. Porém, a ética é própria do ser humano, que cria uma natureza moral sobre sua natureza instintiva. Princípios e valores sempre foram e continuarão a ser o que caracteriza a humanidade no homem e continuarão imprescindíveis para nos manter civilizados.
Ceres Alves de Araújo é psicóloga e professora da PUC-SP 

Fonte:Veja

33 comentários:

Anônimo disse...

A verdade é essa mesmo que se ensina por atos e não por palavras. Não adianta de nada um pai falar oque é certo e fazer diferente ou errado. É certo também que essa época está pobre em ética com todos esses crimes, e policiais corruptos. Então os pais devem agir corretamente para que seus filhos um dia tenhão a consciência que os pais deram sendo assim tendo ética.

Guilherme J. Bicudo 9° Ano

Anônimo disse...

Nome : Matheus Biscaro
Ano : 9º ano
Escola: Jandyra

oi prof, matéria legal, principalmente no quarto paragrafo, que acontece sempre e eu nunca tinha notado isso(irônico, não?), e agora sei oque devo ajudar na educação do meu irmão(eeeeee, vou te q para de deicha aquele moleque ganha ~.~). Outra parte q gostei, fala sobre as "mentirinhas".
Bom, cara não vejo mais oque fala, então fico por essa te vejo daqui uns dias...



Ei, gostaria de te da uma dica de materia, que sao sobre S.O.P.A., P.I.P.A., A.C.T.A. e sobre o grupo hacker Anonymous, que esta asucrinando o governo, para pararem com a SOPA, PIPA E ACTA.

http://www.tecmundo.com.br/ataque-hacker/18308-anonymous-afirma-ter-derrubado-sites-da-caixa-e-da-secretaria-de-justica-de-sao-paulo.htm

Anônimo disse...

Acredito que apesar de necessárias para a educação de uma criança, as palavras ditas e explicadas pelos pais, não são suficientes quando se quer educar corretamente um filho.
Para que no futuro essa pessoa se torne um cidadão com valores éticos presentes em sua vida, é preciso que desde pequeno, veja os pais vivendo de acordo com o que foi lhe ensinado, sem exceções, pois a criança, sempre vê seus pais como exemplos, e portanto o que os virem fazendo, irá fazer também.
Gostei muito da reportagem, onde retrata muito bem as consequências que um mal exemplo pode causar, havendo assim uma educação inadequada, mesmo não sendo proposital, mas que interferem bruscamente no desenvolvimento ético das ações de um filho.

Nathália François Moreira, 9° ano, Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Realmente os pais querem sempre o melhor para os filhos, e as vezes nem percebem que o que fazem não é o melhor. A criança precisa ser educada sabendo sobre as diferenças entre as pessoas, seja cor de pele ou nacionalidade e saber respeitá-las, saber que não é a cor da pessoa que determina o que ela é.
Quando somos crianças, pequenas mentiras não fazem diferença, mas com o tempo aprendemos com os pais que se eles mentiram para mim, eu também posso mentir.
Nos jogos também é muito bom influenciar os filhos a querer ganhar, para se esforçar e participar. Mas deve merecer e ganhar com dignidade, sem ninguém ter facilitado, ou então não é valido.

Lara de Miranda Barbosa.
9º ano

Anônimo disse...

Eu acho que foi realmente legal o post.E tudo isso que você escreveu no post é mais o menos o oque você na aula,de terça.
Bom naverdade eu dei uma olha em tudo que você escreveu no seu blog,e achei bem interessante.Mais o mais interessante foi esse daqui.
E é a pura verdade que nao se ensina com palavras e sim com atos.Tudo,quer dizer quase tudo você nos disse na aula,mas ficou bem interesante.
Então é isso.
Bhrendha M Elias
8ºano
Jandyra

Anônimo disse...

Os pais querem o bem de seus filhos então dão muita ordens para eles. Achei muito interessante o texto, mais principalmente onde fala sobre o assunto de ser sincero aos seu filhos, que não se pode mentir, de quantas mentiras você falou ou promessas que não cumpriu ou saiu escondido.

Bruna P. Bueno
8º ano
Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Gostei muito desse texto é nem sempre você deve deixar as crianças ganharem (gostei muita da história que você contou na classe).
Também acho que os jogos influenciam muito.
Por hoje é só.
Gustavo Bicudo 8° ano

Anônimo disse...

O texto é muito interessante e dá dicas de como os pais devem criar os filhos e quem nem sempre eles ganham e que tudo tem consequência

Julia Ferrari 8° Colégio Jandyra

Anônimo disse...

O texto e muito legal e interesante
pois o texto fala como os pais devem agir com seus filhos(maneira correta)mas muitos pais não agem da maneira correta muitos pais deixam os filhos mandarem neles mesmos.Então hoje os pais teem que ser mais rigidos com seus filhos.
E isso ate mais.

Vitor Loiola 9°ano

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O texto apresenta bastante questões interessantes. Ele nos faz refletir sobre como as crianças vem sendo educadas,muitos pais querem o melhor para o seu filho então como exemplo deixam ganhar em jogos para que não fiquem chateados, porem isso é muito errado, como seria no futuro, um jogo onde apenas ele é o que não sabe perder ele poderia ficar emburrado de mau humor e colocar a culpa até no seu time, mas não assumiria que perdeu por causa dele. Mas não é só apenas isso uma criança é educada com os exemplos dos pais, se a mãe fala para não mentir porque é feio, a criança vai guardar não vou falar mentira, só o que acontece, no outro dia ela vê a mãe falando algum tipo de mentira ela vai pensar se minha mãe falou nada de mal. Uma criança é educada através dos exemplos que o pai dá se o pai dá maus exemplos no futuro ela vai fazer o que aprendeu com o exemplo do pai só que se os pai da um bom exemplo a criança respectivamente vai fazer uma coisa boa.
Graziele Vella 9º ano
Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Ao ler o texto já imaginei muitas coisas. Hoje em dia é difícil encontra uma criança ou que não sabe perder ou que nunca mentiu. Isso acontece por causa dos pais. Uma criança faz as suas atitudes em relação ao que viu os pais fazendo, pois em certas idades a criança até tem a capacidade de escolher o certo só que as vezes é muito mais fácil fazer o errado. Um exemplo é a mentira, toda criança sabe que é errado mentir só que se a mãe perguntasse em uma situação você já fez a lição de casa, se a criança tiver fazendo algo de seu interesse vai falar que já fez por achar mais fácil, pensar que não vai levar bronca da mãe ou até mesmo que poderá continuar sua "tarefa". Mas não é só nesse caso que as crianças estão ficando difíceis,muitos pais para alegrar seu filho na hora de jogar deixam ele ganhar.... mas o que será dessa criança no futuro, onde perder em alum jogo faz parte?? Resumindo uma criança é formada pelos exemplos do pai ou da mãe e das atitudes que apresentam.


Graziele Vella 9º ano - Colégio Jandyra

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

realmente há pais que falam mas não cumprem suas promessas...Não só quando bebês mas até sua maturidade.As crianças não só aprendem pelas palavras mas pelas ações das pessoas...dá para ver isoo nas pessoas.

Lucca Cintra do P. assumpção 8º

Anônimo disse...

Acho que as vezes o problema é que alguns pais acham que seus filhos, por serem menores, não conseguem ver o que realmente está acontecendo. Eles acham que por serem pequenos as crianças podem ser enganas a ponto de falarem uma coisa para a criança e na frente da mesma se comportarem com total descordo com o que tinham falado antes. Acho que mais do que palavras o que gravamos na nossa memoria e levamos por toda a nossa vida são as atitudes que vemos em pessoas que nos espelham mais do que qualquer outra. Acho que todos nos, não somente pais mais todos que vivemos em um ambiente aonde uma criança que está formando a sua ideia vive, devemos pensar melhor em nossos atos na frente daquela criança, para que possamos ensina-las a serem justas, francas e aprenderem que as vezes na vida devemos aceitar coisas como perder ( referindo-me ao exemplo de adultos deixarem crianças ganharem em jogos) pois essas crianças são o nosso futuro e devemos educa-las sendo as vezes muito francos para que possamos no futuro não prejudica-las elas mesmas.

Natali Oliveira R. Cordeiro 9° ano
Colégio Jandyra

Isabela Bastos Ferreira disse...

Nome: Isabela Bastos Ferreira
Série: 9 ano
Escola: Colégio Jandyra

Roberson, adorei o texto e concordo plenamente com a questão de ensinar as crianças desde pequenas a estarem conscientes de todos os seus atos. Quanto a questão dos jogos eu concordo que é errado deixar uma criança ganhar porque não é em tudo na vida dela que ela conseguirá ter essa "sorte" e a criança não vai aprender a perder e que o real objetivo de um jogo é se divertir e não ganhar, inclusive eu disse isso para minha sobrinha de 4 anos e ela entendeu perfeitamente, claro que existem crianças mais manhosas do que outras que se recusam a entender e não é por isso que vamos desistir de ensiná-las, mesmo que leve mais tempo um dia ela vai entender o porque temos que ouvir e não se desesperar por algo que não vai mudar nossa vida como um jogo, por exemplo.
Como você disse, nenhum pai quer que o filho minta, mas se todas as pessoas parassem para pensar, ninguém é perfeito e eu acho que antes de nós querermos corrigir alguém, temos que mudar nossas próprias atitudes e se todos pensassem como você ou como qualquer pessoa que pratica a ética pensa, seria bem mais fácil um grupo de pessoas se relacionarem sem discussões e até ter um futuro melhor.
Concluindo: não basta apenas se comover e perceber que você está errado, temos que botar em prática a ética em nossas vidas se quisermos viver em um mundo melhor.

Anônimo disse...

Achei o texto ótimo e que todas as pessoas no mundo deveriam ler,pois assim educariam seus filhos de uma forma melhor e com isso o mundo mudaria pois teríamos cidadões mais éticos e isso é o que mais precisamos hoje em dia em todos os lugares inclusive e pricipalmente na area da política.
Obrigado.
Pietro Meira Paschoaleto,9°ano,Colégio Jandyra.

Anônimo disse...

Concordo muito com esse texto, os pais sempre querem que o filho não minta e que respeite e obedeça aos outros. Porém do que adiantam os pais passarem esses ensinamentos, mas em suas atitudes fazerem completamente diferente. Uma criança segue os ensinamentos dos pais através dos atos que eles passam dentro de casa, então certamente se os pais mentirem a criança aprenderá a mentir e mentirá também. Os pais também têm a obrigação de passar que todos devem ser tratados iguais, independente de raça, credo, crença, etc.
Desde crianças também devemos ser ensinados por eles que não se pode roubar em jogos, porque futuramente não vai haver só vitórias e a criança desde cedo tem que aprender isso, senão não conseguirá viver em sociedade, nem aguentar os altos e baixos da vida.

Maria Cecilia Nobre
9° ano
Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Na minha opinião a frase "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" não cabe na ética, já que quando estamos lidando com uma criança devemos pensar que ela ainda não tem noção do que é ético ou não, e ela vai seguir os passos de quem é um exemplo para ela, no caso os pais. Portanto, para termos um mundo mais ético, precisamos que os pais comecem a entender que não adianta só explicar para o filho o que é certo ou não, e sim dar o exemplo, pois não adianta só aprender e não praticar.

Valentina de Oliveira Guarino, 9º ano, Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Achei bem interessante o texto. Concordo com que o texto quer nos passar; que não adianta os pais exigirem algo dos filhos se fazem ao contrario do que pedem. Os pais tem que deixar bem claro ainda que os filhos são pequenos de que tudo que eles fizerem de errado irá ter uma consequência futuramente.

Beatriz 8ºano
Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Como o texto diz, a ética é muito importante, já que ela faz parte da pessoa. O ensinamento dos pais a respeito da ética em casa, deveria ser praticado em todas as residências, mas oque impede isso?
Acontece que em muitas casas os pais simplesmente não ensinam oque é certo ou errado aos seus filhos porque eles mesmos, não praticam ou muitas vezes não sabem oque é ética, ou seja, a criança usar os pais como exemplo e a falta desse ensinamento futuramente, vai resultar em um cidadão mal educado, que não obedece as regras. Apesar de ser muito difícil para alguns pais falarem não para os seus filhos ou contraria-los a ética tem que fazer parte dos princípios da boa educação que todos os pais querem dar aos seus filhos. Portanto os pais devem incentivar sus filhos a não mentir, fazer coisas erradas e colocar a ética acima de tudo na educação.

Vitória Bortolan Bocaiuva BIzetti, 9º ano, Colégio Jandyra.

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante nos ajundando realmente como tratar uma criança , pois as vezes pensamos que essa é inocente e nao é , isso nos ajudara no futuro, quando tivermos um filho lembraremos do que seria O certo e o errado. Ajuda tambem a compreender mais o ponto de vista dos meus pais , achei alguns paragrafos do texto muito importantes ,devido o que neles continham , como o texto todo diz o que é mais importante em uma educaçao alem do amor a ETICA é indispensavel .Assim ensinando a criança desde cedo a ser um bom cidadao.Sem essas "regrinhas"muitas pessoas acham que pode passar batido mas no futuro ,esse "desrespeito a lei " vem a tona que essas brincadeirinhas , essa falta de respeito a uma certa "lei"que deveria ser cumprida , pode transformar uma criança que no passado era inocente , hoje em um corrupto , um ladrao... Crianças na maioria das vezes seguem o exemplo de seus pais ,o que eles fazem tomam como exemplo , "acham bonito" zem mais esses sempre dizem"faça o que eu digo mas nao faça o que eu faço" as crianças por ainda serem um pouco bobinhas podem nao levar a sério e assim é dificil tratar de mentira , pois os pais dizem aos seus filhos '-nao minta isso é feio " mas eles mesmos pedem para os filhos mentirem por eles , como se toca o telefone e é alguem com quem voce nao queira falar e voce pede ao seu filho que diga que eu nao estou .!? onde está a ética nesse contexto , onde voce estará ensinando a criança e ser etico .
Na minha opiniao os pais deveriam primeiro começar a se concientizar de que as crianças nao sao tao bobas o quanto eles pensam , elas nao sao bobas , sao espertas e os pais SEMPRE SEMPRE servirao de EXEMPLO para as crianças , mas quando incentivamso os pais a serem éticos nao entendam que é para deixar a criança ,deixar de viver e no futuro ficar bobinha . Devemos incentivar os pais a serem éticos no ponto de serem bons cidados e nao ensinando de certa forma sem mesmo perceberem que estao criando seus filhos para serem corruptos e infratores .
Obrigada
Olivia Fagundes , 9o ano , Colégio Profa. Jandyra Antunes Rosa

Anônimo disse...

Na minha opinião, os pais estão tornando -se mais liberais na questão da educação dos seus filhos.
Normalmente “deixam passar” comportamentos inadequados por pensarem que aquilo é uma atitude inocente, sem nenhum mal.
Acredito que não basta apenas que os pais tentem ensinar e praticar ética perto de suas crianças e que todos devemos ajudar com o ensinamento desses valores tão importantes, pois as vezes a criança observa algo de errado que alguém ( que pode ser um colega ou um professor, parente) fez e resolva copiá-las, por simplesmente achar que aquilo é algo divertido ou legal , ou senão, por simplesmente pensar que com essas atitudes será aceita pelo resto do grupo.
Quando falamos em ensinar o filho a falar a verdade, estamos tratando de um assunto delicado, já que, como você mesmo disse, muitas vezes o adulto fala que mentiras são feias demais, só que ele mesmo as pratica.. Não existem mentiras simples e que não fazem mal, já que a criança se inspira no comportamento dos pais e pensa que “ já que ele pode fazer aquilo, eu também posso. Isso não prejudicará a ninguém”, o que é um pensamento incorreto.
Os adultos responsáveis pelos seus filhos devem ensinar que a diferença é importante e necessária entre os seres humanos e que elas não vão fazer alguém ser superior ou inferior a ninguém. O que devemos deixar claro é que apesar da diferença, todos são iguais, possuem direitos e deveres perante a sociedade. Quando a criança aprender a respeitar o outro e suas diferenças, ela irá conseguir se relacionar melhor com a sociedade, principalmente em nosso país, onde há tanta mistura de raças e etnias.
Os pais devem ensinar que perder é algo normal e que faz parte da vida, já que todos sabem, que apesar de tudo hoje parecer fácil, o mundo não é um lugar onde tudo é lindo e perfeito de se conseguir. Todos sabem que não é sempre que conseguiremos o que desejamos e deve ser deixado claro que o mundo é um lugar duro e que devemos batalhar e nos dedicar muito para conseguirmos o que queremos, já que, na nossa sociedade a trapaça e o roubo não são aceitos.
Nossa sociedade, talvez, esteja hoje em dia dessa forma, onde não há justiça, integridade e nem respeito mútuo por, no passado, alguns adultos de hoje não receberem uma educação adequada de seus pais e pessoas influentes, ou então por receberem educação de seus pais mas serem influenciados negativamente por pessoas próximas, por estas sim, não terem ideia do que é ética.
Para concluir, acho que, não somente os pais a sociedade deve educar as crianças de hoje, mas também a sociedade, para que no futuro, a situação não se agrave, começando por nós mesmos mudando algumas de nossas atitudes.

Maria Vitória Bortolan Dantas, 9° ano

Anônimo disse...

Achei o texto muito legal.
Na minha opinião os pais tem que pensar bem antes de fazer ou falar alguma coisa para o filho.
Muitas vezes os pais falam alguma coisa para a criança sem pensar que aquilo é uma mentira e com isso eles ensinam os filhos a mentir.
Quando o pai faz uma promessa para o filho ele tem que cumprir, pois se não cumprir vai estar ensinando a criança a mentir e isso é uma coisa que nenhum pai quer.
Um parágrafo que eu achei bem interessante foi quando fala que os pais não devem fazer pergunta devem afirmar, pois o filho para não se dar mal fala uma mentira
Exemplo : o pai pergunta :
- vc fez a lição?
O filho não querendo que o pai fique bravo fala que sim mesmo não tendo feito. Então o pai deve afirmar as frases para que a criança não minta.
Os pais tem que ensinar as crianças desde pequenas a ser ética e não mentir, mas para isso pai também não pode mentir e ele tem que ser uma pessoa ética.

Taís Sacilotto De Nadai. 9º ano
Colégio Jandyra

Anônimo disse...

é um ótimo texto pois expressa como seu filho não ser uma pessoa má no futuro, fazer que ele aprenda o que é certo e o que é errado e também, não bater no seu filho para que ele te obedeça ou faça algo que você queira, e nem fazendo perguntas, mas falar com rigidez para que no futuro ele não fique para trás na área social e econômica.Eque ele não fique perdido na hora que ele estiver nas condições mais difíceis como em uma entrevista de emprego,e fazer que ele aprenda o que é certo e errado.Por mim este é o modo correto de ensinar seu filho como é a vida e o que ela tem a te oferecer.
Lucas Putini, 9º ano, colégio Jandyra/Prof.(a)º Roberson.

Anônimo disse...

Nome: Natascha Campos Vieira
9º ano
Colégio Jandyra


Gostei muito, e concordo totalmente, oque as pessoas esquecem é que a melhor maneira de ensinar nao é por palavras e sim pelo exemplo. tambem concordo que nao existe uma mentira diferente da outra, nenhuma é perdoavel, mentira é mentira nao importando do que se trata
Tambem penso que muitas pessoas podem dizer, mais nao poem em pratica e isso que torna nossa sociedade atual pobre em etica.
;)

Anônimo disse...

Heitor Colasuonno
Colégio Jandyra.
Bom eu concordo com tudo que postou, mas também acho que as pessoas mesmas vendo país e irmãos deveriam saber se mentir entre outras coisas é certo ou errado.Pois sempre o seu pai, mãe disse para não mentir mas se ele mente, a pessoa tem que saber que o pai está errado na minha opinião.
Mas também concordo com o pai ter que dar o exemplo, se você não quer que ele minta não minta.As crianças tem que saber ganhar ou perder, nem sempre na vida vamos ganhar, mas temos que saber que a vida continua.Nossa época está pobre mesmo na ética, hoje filho não respeita pai, responde e mente entre outras coisas e para ele vai ser normal e isso acho que vai ser passado em gerações em gerações e vai ficar cada vez pior.

Anônimo disse...

Nome:Breno
Ano:8°ano
Escola :jandyra
eai fessor curti muito esse texto em que vc falo sobre as crianças e eu acho que as que os pais impoem n sao suficientes . os filhos tambem tem que ter a consiencia de seus atos
gostei muito do texto onde mostra oque um mau exemplo pode causar varias coisas ruins pois os pais so querem o bem de seu filhos e coloca regras neles para que se torne uma pessoa boa .

Anônimo disse...

O texto diz que quem principalmente deve ensinar a ética é os pais ;desde quando eles possam entender o que está se dizendo para elas.Os pais devem dar o exemplo e não dizer uma coisa e fazer outra. achei o texto muito legal.
Giovanna Manfré. 8ºano. Jandyra

Anônimo disse...

Andrés Morón Guarache 8°ano
Colégio Jandyra

Acho muito interessante o texto, pois praticamente tudo que está no texto ocorre em muitas famílias no mundo inteiro. A ética tem sido muito mal ensinada dos pais para os filhos, isso tem que mudar, pois as crianças de hoje em dia estão muito rebeldes por causa do ensino dos pais, pela liberdade que os pais dão aos filhos, para que isso mude os país tem que mudar, e muito.

Anônimo disse...

Gostei muito do post, pois a realidade e a função dos pais é educar o(os) filhos ensinando-os a distinguir o que é certo do que é errado. O que é Ético e o que é anti-ético. Sobre as mentiras, é importante ressaltar que os pais devem tomar muito cuidado quanto as mentiras que são usadas por eles perante ao filhos, isso é algo que os influencia, e muito, quanto a educação dos filhos. O principal é ensinar ao filho(a) que se deve ter atitudes éticas e ser uma pessoa ética, tornando-o alguém respeitável e responsável.

Gabriel Z. Lang 9º Ano Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Quando se tem um filho, é necessário que os pais possam dar uma boa educação para ele, porem não é apenas com palavras que isso acontece, como diz no texto, é também com suas atitudes, a criança tem como exemplo maior os pais, então tudo oque eles fizerem ela também fará, por isso os pais tem que ter consciência dos seus atos. O texto é muito interessante pois retrata os erros que os pais podem cometer nessa educação, que mesmo sem a intenção, pode influenciar bastante no futuro da criança.

Taís Andrade Pucci
9º ano
Colégio Jandyra

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante, acho que mais pessoas poderiam ler, para ter um conhecimento maior sobre a ética. A ética é muito importante para a educação dos filhos, e acho bem importante os pais ensinarem para eles, que a vida não é fácil ! Que podemos perder , mais também ganhar . Que eles saibam perder , e saber que mentir não é certo e para isso os pais precisam falar menos e fazer mais !! Adorei seu blog ... Obrigada . Caroline Melo 8°ano Colégio Jandyra .