12 de janeiro de 2013

A FELICIDADE NA CONTEMPORANEIDADE



“Uma andorinha sozinha não faz verão.”(Aristóteles – Ética à Nicômaco)

Vivemos em tempos em que tudo o que você mais precisa está dentro de você. Explico melhor. Tudo o que você é, pretende ser, buscar ser ou ainda virá a ser só dependerá do seu único esforço.
Você é demais! Você é um vencedor! Você pode!
Caro leitor, seja sincero, você já se pegou a fazer esta autoafirmação de si mesmo?
Ora, lógico que sim. Afinal, somos a todo o momento bombardeado por propagandas de autoajuda, livros de autoajuda ou ainda, receitas de autoajuda.
Sinceramente, não tenho nenhum problema em afirmar categoricamente que tudo isso não passa de uma tremenda “balela”, interessado apenas em seu bolso.....pois é, autoajuda custa dinheiro e dinheiro anda de mão dada com a felicidade. Mas será que anda?
Para muitos, felicidade é estar de carro novo, de roupa nova, de ser o último ganhador da megassena da virada, etc e tal.
Quanta insensatez!
A verdadeira felicidade diria Aristóteles não comunga com nada daquilo que escrevemos até agora. Ser feliz é levar uma vida de acordo com aquilo pelo qual nós fomos criados. Calma, explico melhor. Para o grande filósofo Aristóteles, todos nós, temos uma finalidade comum que é buscar fazer o bem e consequentemente ser feliz.
Portanto, ser feliz não é ter e sim saber o que fazer com o que tem.
Parece fácil seguir esta máxima não? Mas não é. Basta verificar a quantidade de pessoas que compram sem parar e mesmo assim vivem infelizes. Sabe qual é o fim? Consultórios de psicanálise e psiquiátrico.
Áh! Quer ser feliz? Seja psicólogo, psicanalista ou psiquiatra......por conta da imensidão de livros de autoajuda, esses profissionais estão a todo vapor.
Então meus caros, não se iludam. Ser feliz não é ficar a todo o momento se autoafirmando o “todo poderoso”, rindo atoa como hienas famintas por futuros sucessos.
Ser feliz é tornar sua vida próspera.  É assegurá-la que ela possa ser próspera em todas as atividades.
Concluindo este pequeno ensaio, ser feliz é ser um indivíduo realizado em tudo, praticando virtudes, sendo moderados em tudo, gozar, porque não de boa sorte e ter como meta levar esta disciplina até o fim da vida.
E o título senhor autor? Áh, sim...é moda afirmar que você pode ser feliz sozinho. Quanta imbecilidade. Ninguém se faz sozinho. A felicidade começa antes de tudo na comunhão dos iguais.
Ainda tem lugar para tudo isso nos dias de hoje?
Tirem suas conclusões meus caros.

Fonte: Marcos Martins César, filósofo e teólogo. Professor de filosofia.

Um comentário:

Airton disse...

É professor, quer um conselho, comece praticar o que escreves amigo, ou serás este eterno infeliz categórico que és!