15 de janeiro de 2009

Será que a Igreja Católica é a única igreja cristã verdadeira?



Um artigo para discussão.

O estudo da Religião é um dever de todo homem; pois, pela sublimidade de seu objeto, pelos gozos que proporciona ao espírito e pelas conseqüências que pode ter em nossos eternos destinos, supera em dignidade e importância a todo outro estudo de caráter puramente terreno. Ele deve ser, por conseguinte, o objeto de nossas preferências, pois se trata dos primeiros deveres que nos tocam e de nossos eternos destinos.

Nestes tempos, não basta um conhecimento superficial da Religião. É necessário possuir dela a própria ciência, essa ciência luminosa que engendra convicções firmes e nos torna capazes de refletir sobre nossas crenças. Pois bem, esta ciência não se possui quando não se está em condições de responder a esta pergunta: por que sou católico? Dizia São Paulo aos primeiros discípulos: ‘Estai sempre prontos para responder àqueles que peçam a razão de vossas esperanças’.

O ato de fé nas verdades religiosas deve estar fundado na razão. Por conseguinte, é preciso que a razão nos prepare para aceitar as verdades da fé, mediante os motivos de credibilidade. A apologética é a ciência que estabelece com certeza os fundamentos ou preâmbulos da fé, demonstrando quanto há de racional, legítimo e indispensável em crer.

Os preâmbulos da fé são verdades preliminares que servem de fundamento ao estudo da Religião. Estas verdades constituem artigos de nossa fé. [...] Podem reduzir-se a cinco principais:

1ª. Existe um Deus criador de todos os seres;

2ª. O homem, criado por Deus, tem uma alma espiritual, livre e imortal;

3ª. O homem está obrigado a admitir uma religião: só uma religião é boa, e só uma é verdadeira;

4ª. A única Religião verdadeira é a cristã;

5ª. A verdadeira Religião cristã é a católica.

Todas essas verdades se acham ligadas umas com as outras como os elos de uma cadeia:

1 – A existência de Deus e a criação do homem por Deus provam a necessidade de uma Religião.

2 – A necessidade de uma Religião nos obriga a buscar a verdadeira, querida e imposta por Deus aos homens.

3 – A única Religião imposta por Deus é a cristã.

4 – A Religião cristã só se acha íntegra e verdadeiramente na Igreja Católica, a única e verdadeira Igreja fundada por Cristo.

5 – A Igreja Católica é a infalível Mestra da fé, que com autoridade recebida de Deus nos ensina o que devemos crer e o que devemos praticar para ir ao Céu.

Bastará, pois, demonstrar estas cinco verdades fundamentais, e todas as demais derivarão delas como um rio de sua fonte, como as conseqüências de um princípio. Uma vez demonstradas, poderemos concluir que a Religião Católica é a única verdadeira, e que só se podem pôr em dúvida ou negar seus dogmas abjurando a razão e o bom senso”.
Nota do editor (Marcos)

Vivemos em pleno século XXI. Esta atitude acima exposta não pode de forma alguma fazer parte do pensamento de um cristão autêntico.
Digo autêntico, por conta que Cristo nos ensinou amar a todos. Ele foi o mestre do pensamento ecumênico.
Mas a beleza da vida são as diferenças. Portanto, um texto polêmico e que temos a oportunidade de criticar (com argumentos) nos comentários.

Fonte:
Tradução de trechos do livro La Religión Demostrada, do Padre P.A. Hillaire (Editorial Difusión, Buenos Aires, 8ª edição, 1956, pp. 21-22).
Revista Catolicismo

Nenhum comentário: