18 de fevereiro de 2009

Um filósofo na presidência do Bradesco

Um filósofo na presidência do Bradesco. Se a característica soa pouco usual para o perfil de um banqueiro, Luiz Carlos Trabuco Cappi pode surpreender. Quem o conhece garante que entende de pessoas, produtos e números. O executivo, hoje presidente da Bradesco Seguros, foi indicado pelo próprio Lázaro de Mello Brandão, presidente do Conselho de Administração, para assumir a diretoria executiva do conglomerado.

Trabuco assume a gestão em março, com a saída de Márcio Cypriano, que atingiu a idade limite prevista em estatuto, de 65 anos. Apesar de uma discreta expectativa do mercado de alteração nas regras da empresa, tal como feita para o antecessor no início da década de 1980, para permitir a continuidade da gestão Cypriano por mais cinco anos, a nomeação não surpreendeu. "O Bradesco sempre se caracterizou por priorizar as pratas da casa, e o Trabuco é muito afinado com a cultura do grupo", diz João Augusto Salles, analista da Lopes Filho & Associados.

Além do favorito, o mercado apontava como possíveis sucessores de Cypriano o vice-presidente José Luiz Acar Pedro, responsável pelo Bradesco Banco de Investimento (BBI), e também o presidente da mineradora Vale, Roger Agnelli, que fez carreira na instituição. Agnelli é considerado a "carta na manga" do conselho, mas para a posteridade - não haveria interesse do executivo em trocar uma gestão bem-sucedida na Vale e seu fácil trâmite no governo.(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 1)(Maria Luíza Filgueiras e Vinícius Pinheiro).


Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário: