5 de março de 2009

III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações

O III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações vem responder ao crescente interesse pelos estudos relacionados às religiosidades, aos diálogos culturais, às hibridações, que têm contado com um significativo aumento das produções humanísticas voltadas a essas temáticas. Com os temas propostos, objetiva-se analisar as práticas e os diferentes diálogos culturais construídas pelas mais diversas representações. Nesse sentido, a proposta contempla questões teóricas e metodológicas importantes para o avanço dos estudos interdisciplinares.

A produção acadêmica enfrenta, nos últimos anos, o desafio de analisar as permanências, as modificações e as novas representações no cenário social. Somos interlocutores de um duplo movimento, aparentemente contraditório: de um lado vemos o encurtamento dos espaços, a aceleração da história e a crescente individualização das histórias coletivas; por outro, o crescimento de manifestações culturais e étnicas que continuam construindo e reconstruindo o imaginário social. As hibridações são resultados de diálogos culturais plenos de tensões e de conflitos, resultados das multiplicidades de pertenças. Diante dessas realidades, os principais temas trabalhados no III Simpósio serão: violência, confrontos étnicos, disputas de campos simbólicos, diásporas, globalização e multiplicidades identitárias. Esses processos são os resultados de temporalidades mescladas e superpostas e das situações coloniais e pós-coloniais.

O III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações será realizado em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), entre os dias 21 e 24 de abril de 2009, no Teatro Glauce Rocha (Cidade Universitária/UFMS) e no Centro Universitário Anhaguera de Campo Grande - UNAES. Esperamos que este Simpósio possa ser, como desejamos, um espaço de avanço dos nossos esforços de pesquisa nas academias do Brasil e do exterior.

Nenhum comentário: