20 de março de 2009

Livros: Alêtheia expande negócio e abre livraria onde se fazia e vendia pão

Lisboa, 21 Mar (Lusa) - Uma antiga padaria na Rua do Século, ao Bairro Alto, será a partir de terça-feira próxima uma livraria Alêtheia, especializada nos livros da editora e em fundos de catálogo.


Lisboa, 21 Mar (Lusa) - Uma antiga padaria na Rua do Século, ao Bairro Alto, será a partir de terça-feira próxima uma livraria Alêtheia, especializada nos livros da editora e em fundos de catálogo.

"Uma livraria para quem gosta de ler literatura, que procura certos títulos e não o 'best-seller'", disse à Lusa Zita Seabra, uma das sócias da editora.

"Não nos interessa ter o último livro do Lobo Antunes, mas todos os livros do António Lobo Antunes", foi desta forma que Zita Seabra explicou a vocação da livraria.

O novo espaço "manterá o interior da antiga padaria, pois é essencial manter a memória e está numa zona histórica da cidade", explicou.

Localizada no nº 13 da rua do Século, a nova livraria tem uma área de 200 metros quadrados e irá concentrar todos os serviços da editora, revelando um investimento de "pouco mais de 100.000 euros".

Zita Seabra afirmou-se "confiante, dado o pelo tipo de livraria que irá ser, especializada em literatura e ensaio".

"Além do mais - acrescentou - este é um sector que não está a sentir a crise de forma tão dramática como outros".

Na nova livraria será possível encontrar os livros com chancela da Alêtheia, "títulos criteriosamente escolhidos" designadamente os clássicos, e de áreas como ensaio, política, história, religião, e ainda viagens.

"Aqui joga-se na diferença", realçou Zita Seabra que afirmou seguir o lema de Erasmo: "se tiver dinheiro compro livros e depois como".

No dia de abertura será apresentado o mais recente título da socióloga Maria Filomena Mónica, "Passaporte".

Em declarações à Lusa Filomena Mónica afirmou que foi a editora Zita Seabra que a levou a escrever este livro em que partilha com o leitor as suas reflexões sobre algumas viagens que fez entre 1994 e 2008.

Macau e Hong Kong, o bairro da Malagueira em Évora, Fátima, Oxford ou a Inglaterra literária, são alguns espaços de viagens de Filomena Mónica.


Colaborador: Rodney

Fonte: Lusa/Fim

Nenhum comentário: