23 de abril de 2009

Ecoteologia entre as novidades

O estudo teológico não se resume apenas a uma ou duas linhas de pensamentos. São muitas delas e a cada dia surge algo novo. Entre as principais estão a sistemática, a moral e a de sacramentos. Mas durante a graduação em teologia o aluno aprende um pouco mais sobre cada tipo.

O professor João Luíz Correia Júnior diz que saber sobre a teologia moral é fundamental para quem quer entrar na área. "É a parte da teologia que estuda o comportamento humano sobre a visão da ética a partir da fé", explica. Ou seja, é o estudo que responde os questionamentos éticos como aborto, eutanásia e outros temas polêmicos. Outro tipo de estudo, também importante, é a teologia sistemática. Ela, inclusive, pode ser considerada o eixo central da profissão. "É nela que se estudam os mistérios. O que se entende por Deus, quem somos nós e questões desse tipo. Ela é a base da teologia", diz João.

Um outro segmento é a teologia contextualizada. Em cada país, em cada estado, cidade, bairro, tem um tipo de fé. É um estudo mais regionalizado. "Ainda tem a teologia da salvação, dos povos indígenas, feminista, dos sacramentos, que estuda os rituais de cada religião", enumera Júnior. Entre as novidades está a ecoteologia, que estuda a relação da humanidade com o meio ambiente do ponto de vista bíblíco e religioso.

Confecional e não confecional - São tantos os estudos de teologia que muitas vezes as instituições precisam escolher apenas uma linha a ser seguida. Mas tem alguns lugares que estão dispostos a dialogar com todos os tipos de estudo. Elas são chamadas de instituições confessionais. "Geralmente, elas têm uma teologia mais aberta, ela está disposta a estudar outras religiões também", explica Isaías Torquato. Já as não-confecionais são consideradas mais fechadas. "Aí são lugares mais fechados aos seus princípios, aos seus rituais", diz Torquato

Colaboração: Rodney Eloy

Fonte: Diariodepernambuco

Nenhum comentário: