30 de junho de 2009

Metrô londrino vai divulgar doses diárias de filosofia



Turistas e moradores que utilizam o metrô de Londres estão escutando, desde ontem, frases célebres de pensadores como Jean-Paul Sartre, Mahatma Ghandi e Albert Einstein. O objetivo é fazer os passageiros lembrarem que o mais importante na vida não é chegar o quanto antes à estação de destino.

A ideia partiu do Serviço de Transportes londrino, que encarregou o vencedor do prêmio Turner de Arte Contemporânea Jeremy Deller a compilar as melhores reflexões filosóficas para "humanizar" o muitas vezes longo e agoniante trajeto de metrô. "A vida é mais do que aumentar a velocidade", de Mahatma Ghandi, ou "um tropeço previne a queda", do escritor britânico Thomas Fuller, são algumas das frases que os passageiros irão ouvir.

Em um primeiro momento, a ideia de Deller era substituir os tradicionais anúncios sobre a situação das linhas e substituí-los por essas "lições de filosofia". No entanto, ficou decidido que os dois tipos de mensagens serão alternados. Segundo a responsável pelo projeto, Sally Shaw, o objetivo é "melhorar a interação" entre os usuários e "fazer fluir os pensamentos que cada um tem durante a viagem".

Os próprios condutores dos trens escolherão as melhores frases, adequadas a cada tipo de situação. Assim, por exemplo, Deller afirmou que a frase de Jean-Paul Sartre "o inferno são os outros" não deve ser usada se o trem estiver parado em um túnel, momento em que seria bom pensar que "um tropeço previne a queda". "Espero que essa iniciativa introduza um pouco de senso de humor", disse o artista.


Nenhum comentário: