16 de setembro de 2009

Os capuchinhos na América Latina

Os padres capuchinhos iniciam sua atividade missionária no Brasil no século XVII. Sobretudo os capuchinhos franceses, que iniciam suas missões na colônia francesa do Maranhão, entre 1612 e 1614, dedicando-se basicamente à catequese dos índios. Eles foram expulsos com os franceses em 1614. em 1642 alguns capuchinhos franceses foram trazidos para Olinda, como prisioneiros dos holandeses. Ali foi permitido que desenvolvessem suas atividades pastorais, e em 1653 se estabelecem também no Rio de Janeiro, com anuência do governo português.

Depois de 1670 os capuchinhos se expandem por todo o nordeste, e especialmente no Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Depois da expulsão dos holandeses, os capuchinhos começam a realizar missões nas margens do Rio São Francisco sobretudo, organizando aldeias indígenas de língua cariri ou quiriri nas pequenas ilhas do rio. Estas obras missionárias serão interrompidas em 1698, quando Portugal e França rompem relações.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BIDEGÁIN, Ana María. História dos Cristãos na América Latina; tomo I; Tradução: Jaime A. Clasen. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

Nenhum comentário: