27 de setembro de 2009

Roberto DaMatta e Frei Betto participam de debate sobre educação em Curitiba

Ao entrar na escola, a criança passa por um ritual de independência e de individualidade. Como se dá esse processo no Brasil e que tipo de educação seria a mais adequada para um País solidário e democrático são os temas de um debate na Feira de Gestão da FAE Business School. O Painel de Gestão "A educação e os rituais da identidade” traz a Curitiba o antropólogo e ensaísta de cultura Roberto DaMatta e o teólogo, filósofo, antropólogo e jornalista Frei Betto.

Segundo DaMatta, o painel vai discutir os ritos de passagem e de crise de vida como temas básicos para compreender o processo educacional. "Toda educação, no sentido amplo e estreito, é marcada por entradas em situações de aprendizado formal e requer espaços, instrumentos, materiais (livros, quadro-negro, carteiras), roupas e papéis sociais especiais”, afirma.

DaMatta – que é professor doutor da Universidade de Notre Dame (EUA), doutor pelo Peaboy Museum da Harvard University (EUA) e articulista do jornal "O Estado de São Paulo" – também vai debater a sobrevivência de rituais no mundo moderno. "Educar é ritualizar uma saída da casa para a rua. É aprender a ficar independente da família e tornar-se mais individualizado”, afirma o antropólogo.

As questões que envolvem o indivíduo e sua relação com a sociedade são temas recorrentes nas pesquisas desenvolvidas por DaMatta. Seu trabalho é pioneiro na investigação da sociedade brasileira, dos seus dilemas e contrastes. Por meio do carnaval, do futebol, de manifestações religiosas e das paradas militares, ele revelou a essência do Brasil e do seu povo. DaMatta é PhD em Antropologia Social e tem 12 livros publicados, entre os quais "Carnaval, malandros e heróis” e "Universo do futebol”. A relevância de seu trabalho levou a tornar-se membro titular da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto Histórico Brasileiro. Em 2000, foi eleito membro estrangeiro da American Academy of Arts and Sciences dos EUA.

Autor de mais de 50 livros, o teólogo Frei Betto defende a ética como base do ensino. "Há muita educação por aí que não infunde essa formação: engenheiros que cobram propina para aprovar obras, políticos corruptos, médicos que não admitem seus erros, sacerdotes pedófilos etc. Falta às nossas escolas um empenho profundo na ética de seus alunos. Essa deveria ser uma disciplina transversal a todas as outras”, afirma.

Segundo ele, a espiritualidade contribui para a educação, "pois incute na pessoa valores e paradigmas centrados no amor ao próximo e à natureza, no altruísmo, na solidariedade etc”. Frei Betto afirma que uma pessoa espiritualizada tende a ser menos egoísta, competitiva, ressentida, irada e mais aberta a Deus, ao outro, capaz de cultivar vida interior. "Bom seria se as religiões incutissem espiritualidade em seus fiéis”, diz.

Frei Betto é uma referência na prestação de serviços à cidadania. No Brasil atuou como assessor especial da Presidência da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. Sua atuação em movimentos pastorais e sociais o fez acumular prêmios nacionais e internacionais. Foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Paolo E. Borselino, na Itália, por seu trabalho em prol dos direitos humanos.

Premiada com o Top de Marketing 2008 e considerada o maior evento de business do Sul do País, a 9ª Feira de Gestão da FAE Business School ocorre de 28 de setembro a 2 de outubro, no piso G1 Shopping Crystal Plaza. O Painel de Educação, com o tema "A educação e os rituais da identidade” será no dia 29 de setembro, às 18h30. O evento traz cinco Painéis de Gestão e dez Palestras Magnas num auditório para 1.200 pessoas. Durante os cinco dias de evento, a Feira promove o debate e a troca de experiências entre empresários, executivos, empreendedores, acadêmicos e estudantes universitários, apresentando cases e estratégias bem sucedidas de gestão dos mais diversos segmentos.

Serviço

9ª Feira de Gestão FAE Business School
Local: Shopping Crystal Plaza l Curitiba/PR
Data: 28 de setembro a 2 de outubro de 2009
Horário: 14h às 22h
www.fae.edu/feiradegestao

Painel de Educação: A educação e os rituais da identidade
(com Roberto DaMatta e Frei Betto)
29 de setembro, às 18h30
Auditório HSBC

Colaborador:Rodney Eloy

Fonte:Paranashop

Nenhum comentário: