6 de outubro de 2009

Professor ensina o que é filosofia em visita ao Mercado de São José

A partir deste ano, a disciplina é obrigatória nas provas de seleção para as universidades; o professor Fábio Medeiros lembra que a primeira atitude do filósofo é questionar


As crianças, do jeito delas, sabem filosofar – a faixa etária dos quatro anos é aquela em que observam o mundo com atenção e curiosidade e adoram fazer perguntas, o que é um dos princípios básicos da filosofia. “Eles sempre perguntam e quando recebem uma resposta, já fazem uma nova pergunta”, diz a psicopedagoga Roberta de Albuquerque. “Nunca estão satisfeitos, sempre querem saber mais”.

Quem é estudante sabe que a partir deste ano filosofia é disciplina obrigatória nas provas de seleção para as universidades. A exigência vem despertando o interesse de muita gente por essa área do conhecimento humano. “Filosofar é conhecer o mundo, expressar o mundo com palavras e ideias”, explica o estudante João Casanova.

Para mostrar de que maneira a filosofia faz parte do dia-a-dia, o professor fez uma mesma pergunta para quem passava pelo Mercado de São José: você filosofa? As respostas foram bem variadas. “Eu penso que é ter paz, penso nas minhas dívidas”, disse Andreia Araújo. Fábio Medeiros explica que a filosofia vai além desses questionamentos. “Ela quer saber o que é paz, o que é dívida, para solucionar o problema”, observa.

Mas no mercado também há algumas estratégias usadas por grandes filósofos da humanidade. Um consumidor consciente é o que mais se aproxima da atitude filosófica. Ele se pergunta: que mercadoria quero levar pra casa? Estou, de fato, precisando dela? Qual seria o preço? Posso encontrar um produto mais em conta e com diversidade de cores em outra barraca? Assim, o consumidor estabelece o que, em filosofia, são chamados de critérios.

“Se ele vem ao mercado simplesmente para admirar, curtir o ambiente, comprar o produto, ele já vem com pré-requisitos que ele estabelece, com um ponto de vista”, diz Fábio Medeiros. O comerciante Paulo Montenegro tem a mesma atitude dos filósofos: depois de 45 anos de trabalho, diz que todos os dias aprende um pouco mais. “Filosofia é o dia-a-dia do Mercado de São José, porque aqui se houve de tudo e se aprende de tudo”, resume.

O professor concorda. “Platão dizia que a primeira atitude do filósofo é a admiração, a atitude de buscar o conhecimento, é uma atitude que não deve ser perdida”, afirma Fábio Medeiros.
Essas atitudes que fazem pensar para compreender o mundo e a vida fazem parte do método da filosofia, uma prática aperfeiçoada cada vez mais com os anos de estudo. “A filosofia é uma reflexão para a vida, sobre a vida. Ideias podem transformar, conservar ou destruir o mundo”, conclui o professor.

Colaborador:Rodney Eloy

Fonte:Globo.com



Um comentário:

Prof. francisco disse...

Parabéns seu blog, muito bom mesmo! é como diaria Sócrates: as perguntas são mais importantes do que as respostas!