23 de setembro de 2010

Nota de falecimento do Prof. Dr. Valerio Rohden

É com grande pesar que comunicamos o falecimento, na manhã do dia 19 de setembro, de Valerio Rohden, um dos mais ativos e importantes pesquisadores de Kant no Brasil.

Valerio Rohden fez Graduação em Curso de Filosofia (1960) e Doutorado com Livre-Docência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Fez pós-doutorado na Universidade de Münster, Alemanha (1988-9). Também desenvolveu pesquisas em Universidades de Roma, Paris, Freiburg i.Br., Heidelberg, Köln, Erlangen-Nürnberg. Foi professor visitante na UFRJ. Foi professor titular na Universidade Luterana do Brasil. Exerceu atividades como Pesquisador Visitante junto à Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E, como professor voluntário, foi membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC.



Dentre inúmeros artigos sobre a filosofia de Kant, destacou-se especialmente pela tradução das três Críticas, dando assim uma contribuição inestimável aos estudos kantianos entre nós. Ressalte-se também seu importante livro, Interesse da Razão e Liberdade (Ática, 1981).


Valerio Rohden também foi presidente da Associação de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) entre 1986 e 1988. Foi fundador e presidente da Sociedade Kant Brasileira (1994 -2006) e, ao longo de sua carreira, não mediu esforços para fortalecer e divulgar os estudos kantianos brasileiros entre nós e no exterior. Atualmente, coordenava, juntamente com Daniel Perez, um seminário voltado para o estudo e a tradução das Lições sobre Antropologia de Kant, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Ricardo Ribeiro Terra

Presidente da Sociedade Kant Brasileira

***

 
P.S.: O sepultamento do Prof. Valerio Rohden foi na terça-feira, 21 de setembro, às 11h da manhã, no cemitério Luterano de Porto Alegre, capela D, Av. Oscar Pereira esquina com Guilherme Schell.


Prof. Dr. Valerio Rohden - Graduação em Curso de Filosofia (1960) e Doutorado com Livre-Docência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Fez pós-doutorado na Universidade de Münster, Alemanha (1988-9). Também estudou ou desenvolveu pesquisas em Universidades de Roma, Paris, Freiburg i.Br., Heidelberg, Köln, Erlangen-Nürnberg. Foi professor visitante na UFRJ. É professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor titular na Universidade Luterana do Brasil. Exerce atividades como Pesquisador Visitante junto à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com bolsa da Fundação Araucária. E, como professor voluntário, é membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Teoria do conhecimento e Epistemologia das ciências humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: razão, crítica, liberdade, Kant e ética. Traduziu do alemão as três Críticas de Kant. Foi presidente da Sociedader Kant Brasileira (1994 -2006). É pesquisador I-A do CNPq.






Nenhum comentário: