27 de setembro de 2010

UNESCO elogia Fórum Mundial de Civilização de Nishan

Entre os dias 26 e 27 de setembro, foi realizado em Jining, na província de Shandong, o primeiro Fórum Mundial de Civilização de Nishan, montanha onde nasceu o grande filósofo chinês Confúcio.

A secretária-geral da UNESCO, Irina Bokova, disse, em carta enviada para o fórum, que o evento de Nishan promove o diálogo entre a civilização confuciana e a cristã, e que terá influências positivas na civilização mundial. O confucionismo, criado por confúcio, persiste em ideias como "caridade" e "viver em harmonia e respeitar as diferenças", disse ela. Bokova afirmou acreditar que este fórum vai abrir uma nova era na qual as diferentes culturas se respeitem mutuamente e vivam em um mundo harmonioso.

O diretor da Sessão para Educação Básica, Alfabetização e Educação Informal da UNESCO, Namtip Aksornkool, disse esperar que mais e mais pessoas estudem o confucionismo. "Estou muito contente em descobrir que tantos estudiosos têm interesse pelo confucionismo. Quando há mais diálogos e intercâmbios, é mais fácil entender os pontos comuns entre culturas diferentes", disse ele.


Nenhum comentário: