4 de outubro de 2010

Filósofa francesa critica a "tirania" da amamentação

Na contramão do pensamento atual, a filósofa e feminista francesa Elisabeth Badinter critica a obrigatoriedade da amamentação.

Uma a cada quatro mães não sabe amamentar

Ela acusa movimentos em prol da saúde e do ambiente de contribuírem com a regressão da mulher, ao limitá-la ao papel único de mãe e exigir que essa atividade vire trabalho em tempo integral.

Na visão de Badinter, os ecologistas incitam as mulheres a ficar em casa para cuidar dos filhos e ainda "impõem a tirania da mãe perfeita", que deve amamentar por dois anos, preferir as fraldas de pano em vez das descartáveis e alimentar as crianças apenas com produtos naturais, preparados em casa.

Essas ideias estão no livro "Le Conflit: la Femme et la Mère" ("o conflito: a mulher e a mãe"), que foi lançado na França no começo do ano. Além de figurar entre os livros mais vendidos no país por várias semanas consecutivas, a obra de Elisabeth Badinter causou grande polêmica e suscitou críticas de médicos pediatras, políticos, ecologistas e até mesmo de suas colegas feministas.

O livro deve ser lançado no Brasil pela editora Record no começo do ano que vem.

Colaborador:Rodney

Fonte:Folha

Um comentário:

Anônimo disse...

'Uma a quatro maes nao sabem amamentar"...

A amamentação é uma prática natural,não é necessariamente um instinto natural nas mães.Todo bebê nasce sabendo mamar. O instinto de se alimentar é tão forte que eles mal acabam de chegar ao mundo e já descobrem como fazer para receber o leite materno.Essa visao de Bandinter nada tem haver com a criaçao. Uma mae bem orientada pode amamentar com prazer, é isso é comprovado. Nao é questao feminista ou machista...

Vanessa Roberta