23 de novembro de 2010

Dia Mundial de Filosofia: Disciplina perde terreno mas crise não pode ser ultrapassada sem pensamento crítico

A Filosofia tem vindo a ser destronada pela mentalidade e cultura tecnológica, mas sem aquela formação o futuro será “desumanizado, sem princípios e sem garantia de valores”, alertou um especialista no Dia Mundial da Filosofia.

Todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro celebra-se o Dia Mundial da Filosofia. Criado em 2002 pela UNESCO, a efeméride pretende chamar a atenção das pessoas para a importância de refletir na sociedade atual.

José Gama, coordenador da área de Filosofia da Universidade Católica, lembrou que nos últimos anos a Filosofia tem perdido terreno para a “mentalidade e cultura tecnológica”, mas considera que sem aquele pensamento o futuro estará condenado.

“Numa situação de crise mais generalizada da sociedade, como a atual, a filosofia acaba por se fazer sentir de forma mais forte e radical. A Filosofia assegura e garante aquele espírito crítico que é absolutamente necessário para uma atitude mais interveniente e mais responsável por parte das pessoas na vida social”, disse à Lusa José Gama.

Para o professor universitário, não é possível ter um “espírito compreensivo e crítico em relação à situação social, política e até económica sem uma formação de base crítica que a filosofia garante a nível do ensino”. Sem aquela formação, “não se vê que se possa sair desta situação de crise generalizada em que nos encontramos”, alertou.

Sem Filosofia, o futuro será “desumanizado, sem princípios e sem garantia de valores que assegurem uma sociedade mais justa e equilibrada, que garantam um bem-estar e uma felicidade mais equilibrada para o cidadão”.

O professor José Gama lembrou que o conhecimento daquela disciplina permite 'caminhar para uma sociedade mais equilibrada, com um desenvolvimento mais sustentado'.

Hoje, Dia Mundial da Filosofia, os pensadores voltam a questionar “o valor, a importância e o significado da filosofia na sociedade de hoje”. José Gama reconheceu que a existência de um dia mundial é sinal de que “o papel da filosofia tem vindo a decrescer': “as Humanidades, em geral, e a Filosofia, em particular, têm sido destronadas pela importância da mentalidade e da cultura tecnológica”.

O professor lembrou o “movimento da parte dos professores e universidades” para tentar assegurar o lugar tradicional da filosofia contra o “apoio cada vez maior às áreas da ciência e tecnologia' e “o lugar cada vez menor da filosofia nos programas do ensino secundário”.

José Gama lamentou as últimas mudanças da reforma educativa que vieram acabar com o papel de disciplina obrigatória para os alunos se candidatarem a alguns cursos: 'Com as últimas mudanças da reforma, deixou de ser obrigatório o exame nacional a filosofia para aceder a alguns cursos, inclusivamente ao próprio curso de Filosofia”.

Colaborador:Rodney Eloy

Nenhum comentário: