15 de junho de 2011

Crítica de Kant perante as provas da existência de Deus

Para Immanuel Kant, cada uma das provas da existência de Deus nada mais é do que mera comprovação lógica, ou seja, são apenas provas racionais.

Mas nem sempre o que da certo nas teorias lógicas acontece no mundo real.

Nós somos seres que pensamos apenas por meio de categorias limitadas, como tempo e espaço. Qualquer ser real,fora das nossas categorias, não pode ser conhecida, nem podemos provar sua existência.

Para Kant, só podemos confirmar a existência de alguma coisa fazendo a experiência dela; do contrário, ela é uma suposição lógica, uma hipótese.

Neste sentido, a prova de Anselmo peca neste sentido.

Por hipótese, é possível que haja uma causa inicial, mas por não podermos repetir a experiência inicial, a prova perde seu valor. Novamente, o que é certo na lógica nem sempre é certo na realidade.

Na obra Crítica da Razão Pura, Kant buscaria justamente na vontade livre do homem que Kant encontraria a certeza da existência de Deus.

Se a razão prática compreende os objetivos ideias, então não há diferença entre o ideal e o real; afinal, o dever é real e bom. Ser e dever se encontram sua síntese: Deus. Deus é o Sumo Bem. Deus existe porque é o nosso dever procurar o bem.


Resumo de aula do 1º ano do ensino médio

Autor: Marcos Martins César, filósofo e teólogo e professor de filosofia.

3 comentários:

seu aluno disse...

vc não acha patetico esta assitura!!!! Ora todo filosofo é um professor.

Marcos Martins César disse...

Olha, nao acho nao. Nem todo filósofo é professor e nem todo teólogo é professor, ou padre ou pastor. Precisa se instruir melhor caro aluno.
Abraços

Anônimo disse...

nome:ANA BEATRIZ SOUZA DECO
ESCOLA:TRAJANO CAMARGO 2C

EU ACREDITO NA EXISTENCIA DE UM DEUS COMO KANT DISSE SÓ´PODEMOS ACREDITAR NAQUILO QUE NÓS TEMOS EXPERIENCIA E QUNDO ESTAVA PRECISANDO ELE ME OUVIU E RESOLVEU OS MEUS PROBLEMAS E ME MOSTROU QUE ELE EXISTE E QUE EU POSSO CONFIAR NELE,ENTÃO PARA QUEM NÃO ACREDITA QUE DEUS EXISTE SÓ PEDIR QUE ELE VAI MOSTRAR A SUA EXISTENCIA.