8 de junho de 2008

Como ler a Bíblia

Olá leitores deste humilde blog, já mencionei aqui como ler um texto filosófico, venho agora demostrar como ler o texto bíblico. A Bíblia é como uma faca de dois gumes; conforme a interpretação pode-se transforma-la em instrumento de vida e de libertação ou em instrumento de morte e opressão, o que acontece muito hoje e, muitos fazem isto porque não tem coragem de mostrar a verdadeira história que há nos textos bíblicos ou estão acomodados e aproveitam ainda mais de um povo sofrido.

Podemos dividir metodologicamente a exegese bíblica em cinco passos:
1º) Escolha, delimitação e leitura do texto bíblico.
2º) Análise Literária;
3º) Análise Sociológica;
4º) Análise do Cotidiano;
5º) E colocar em prática hoje;


Primeiro Passo: escolha, delimitação e leitura do texto bíblico

A primeira coisa que nós temos que fazer é experimentar, saborear, conversar com o texto. Saber se o texto é de qual lugar? A época? Como surgiu? Como foi feito? E que fez?Um relacionamento próximo e respeitoso se inicia lendo, tornando a ler e lendo de novo, sem a preocupação de analisar ou buscar mensagem! Ler o texto várias vezes e ir se familiarizando com ele.As palavras que chamam a atenção, fazer perguntas e se deixar perguntar pelo texto...É com a nossa experiência que vamos ao encontro das pessoas que estão no texto bíblico.Deve ser aprender a ler o que está escrito por trás das simples palavras, ler o que está escrito... e o que as pessoas queriam dizer... e até o que não queriam dizer...
A base da Bíblia é uma só: a experiência de Deus feita por um povo.
É preciso, sinalizar o que chamou a atenção, anotando as dúvidas e os questionamentos que surgem durante a leitura; Comparar duas ou três traduções, procurando o porquê das diferenças encontradas nestas traduções; Respeitar o que o texto diz, ou seja, não forçá-lo a dizer o que eu quero ouvir; Não querer pular da leitura para as situações concretas de hoje; Obter informações complementares sobre os diversos aspectos que se nos apresentam no texto: geografia, economia, comércio, agricultura, história, língua, costumes; Saber que o texto não vem do acaso, mas das relações entre pessoas concretas; Fazer uma leitura a partir da realidade dos pobres e da luta pela vida. Ter consciência de que a Bíblia é o livro da comunidade e, por isso, faz-se necessário uma leitura e estudo comunitários.


Segundo Passo: análise literária

A Análise Literária é estudar o jeito que a Bíblia foi escrita, através do exame das traduções buscando o texto original e da identificação da estrutura do texto, através da pesquisa do significado de palavras e expressões. Analisar o texto bíblico a partir de sua forma, do seu linguajar, do jeito de escrever; ver o sentido das palavras e assim descobrir as diferentes tradições e redações.
Verificar a saída ou entrada de personagens; a mudança de tempo, de ação; mudança de tempo verbal. Verificar ainda as palavras e expressões que se repetem e as que cortam o texto como: “então”, “e depois”, “e disse”, “mas”, “por isso”, “palavra de Javé”e outras que são usadas para costurar, dividir e concluir a perícope.

Pontos essências do processo de análise literária:

Localização do texto em estudo: busca de informações gerais sobre o livro que contém o texto;
Crítica textual: averiguar as variantes existentes no texto e, através de estudos científicos, recompor o texto original;
Delimitar o texto;
Composição e estruturação do texto: verificar se existem subdivisões no texto e qual a sua estrutura interna, buscando, assim, captar a intenção do seu redator final;
Análise semântica: significado das palavras e frases.
Gênero literário: o estudo das palavras e expressões, a busca do seu sentido, apontar as tradições presentes no texto e o seu processo redacional.
Estudo da tradição: verificar como se formou essa memória perguntando qual foi de fato a tradição presente no texto? Que pessoas ou grupos viveram esse fato ou experiência e em quais circunstâncias? Como experimentaram a presença de Deus? Que grupos foram portadores dessa tradição? Onde, quando, para quem, com que objetivo?

Terceiro Passo: análise sociológica

A análise sociológica de um texto supõe que tenhamos presente um processo redacional. Cada redação tem seu espaço, seu tempo, seu grupo e seu objetivo, tendo isso em mente, opta-se por um tema e etapa redacional a ser focalizada para se fazer a análise sociológica da época histórica correspondente.
O texto bíblico é fruto ideológico e teológico dos grupos e das comunidades. Aonde no Antigo Testamento identificamos duas grandes linhas ideológicas e teológicas: a popular e a oficial. A popular brotou dos sonhos e da resistência da sociedade comunitária, a oficial nasceu nas instâncias de poder e justifica os interesses da classe dirigente.

Algumas orientações para identificar a formação social:
Economia : tudo aquilo que se refere diretamente à produção e ao trabalho.
Social: quem controla os meios de produção e a divisão do trabalho determina a existência de diferentes estratos sociais.
Política:quem controla a economia e as relações sociais exerce o poder, dita as leis e controla o exército e outros mecanismos de controle social.
Ideologia/religião: a ideologia e a teologia podem ser usadas para legitimar os atos do grupo Dominante ou para sustentar a resistência dos oprimidos.É importante lembrar que um texto não consegue apresentar, de maneira completa, a formação social, faz-se necessário uma comparação com outros textos que aparecem no livro em que está inserido e de outros escritos da mesma época.

Quarto Passo: análise do cotidiano

Na análise do cotidiano vamos conhecer como os problemas socioeconômicos, políticos, religiosos e outros atingem o dia-a-dia das pessoas e ver ainda como o povo é rico em experiência e, muitas vezes passa uma grande experiência para nós.Fazer uma pesquisa aprofundada sobre o tema principal, para isso é preciso contar com o auxilio da antropologia, psicologia e de outras ciências.Ter consciência que a pessoa empobrecida não é massa, não é anônima, mas tem um rosto, tem nome, histórias e utopias. Ter uma atenção particular as relações de gênero especialmente à realidade vivida pelas mulheres.Identificar as diversas falas sobre Deus, falas que rompem com um discurso dogmático e formal.

Quinto passo: recriara mensagem para o hoje

O último passo é partir da vivência das pessoas de ontem para a vivência de hoje. É preciso deixar o texto se misturar na nossa vida e responder: Qual é a mensagem para nós hoje? Qual é o apelo de Deus para um compromisso concreto? Qual a minha resposta?Resposta para que esta mistura aconteça é: partir da nossa própria experiência para conhecer as pessoas de hoje, encontrá-las em suas relações cotidianas concretas. Aproximar-se do cotidiano, das relações sociais de poder, presentes na luta diária das pessoas e assim superar a relação dicotômica existente entre o concreto das relações humanas e as abstrações presentes nas formulações teológicas. Ter uma visão geral da realidade, entender a macroestrutura da sociedade atual e ver como as pessoas estão vivendo e interagindo com as outras formas de vida.Integrar a afetividade, os prazeres do dia-a-dia, o lúdico, a contemplação e a gratuidade, facetas da vida humana que são deixadas de lado na atual organização social.

Uma boa leitura Bíblica a todos!!!

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