7 de outubro de 2008

Síntese Pessoal de Merleau Ponty

Na filosofia, Ponty coloca o conceito da mesma como aproximação. Esta será usada quando ele for trabalhar com o pensamento cristão.
O interessante é que Ponty, quer colocar a filosofia mais próxima do ser humano. Assim a filosofia e a religião estaria ao alcance de todos
Encontra-se em Ponty, numerosos pensamentos acerca da religião, em especial o cristianismo.Ponty passa de uma perspectiva hostil para uma aceitação, se não pela simpatia, pela compreensão.
Para Ponty o interessante é a fenomenologia.Ele quer dar um caráter de ciência exata e todas as criticas, por exemplo, marxismo, psicanálise freudiana, seria uma crítica ideológica.
“A religião é algo a mais do que uma aparência vazia, é um fenômeno fundado nas relações inter-humanas”.
Ponty quebra com a sua fenomenologia a concepção ideológica que se criou a respeito da religião. Diz ele que a filosofia não deve escolher entre o teísmo e o ateísmo e também não deve optar entre a fé em Deus e a fé no homem.
Com certeza a filosofia e a religião sempre se encontrarão em algum momento da vida. Uma tenta explicar o homem e suas inquietações no mundo. A outra tenta fazer com que o homem perceba que ele não é só imanência, mas também transcendência.
“A verdadeira religião é a verdadeira filosofia, e por sua vez, a verdadeira filosofia é a verdadeira religião” (frase agostiniana).


Bibliografia

NEPI, P. Interrogação filosófica e opção religiosa in: PENZO, G; GIBELLINI, R; orgs. Deus na filosofia do século XX. Ed. Loyola: São Paulo, 1998.

Nenhum comentário: