30 de setembro de 2009

Filosofia e música no projeto Abstrações


FELIPE RODRIGUES
Da Gazeta de Piracicaba
felipe.rodrigues@gazetadepiracicaba.com.br

O músico Fernando Nepomuceno, junto com os amigos Phill Prates e Fernando Defavari, lançou o CD "Abstrações". A celebração será com show nesta quinta-feira ( 24), na Sala 2 do Teatro Municipal "Dr. Losso Netto", a partir das 20h30 (os ingressos custam R$ 15). No dia 25, a apresentação será a partir das 21h30, também na Sala 2 do teatro. O objetivo do projeto musical é unir a essência da filosofia pré-socrática, a fé na espiritualidade e o existencialismo com a música instrumental, utilizando-se dos mais variados estilos musicais.

Essa mistura de música e filosofia se deve à formação musical dos amigos, além dos estudos de Nepomuceno em Filosofia. De 1996 a 2000, ele dedicou-se à guitarra, concluindo o curso livre de música na escola Cint-Art. Em 2002, Nepomuceno concluiu a Faculdade de Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Participou de simpósios, congressos e seminários e divulgou sua monografia "Um filosofar sobre a música", transformada mais tarde em livro.

No projeto "Abstrações", há uma grande preocupação de incorporar nas obras a pluralidade de timbres, além da diversidade rítmica para melhor expressar a essência temática. É neste cenário que o compositor Fernando Nepomuceno, se juntou aos amigos Phill Prates e Fernando Defavari. O CD tem entre os objetivos nutrir as emoções e reflexões cotidianas, para fazer das notas musicais o seu próprio instrumento. Mas, não apenas isso. As notas, na verdade, funcionam verdadeiramente como palavras, dessas que são praticamente palpáveis.

Nada mais apropriado para o lançamento um CD que tem como foco a música instrumental. Nada mais do que "abstrações". A obra, nas suas 14 faixas, possui um caráter mais heterogêneo, percorrendo por diversos estilos como: rock, baião, funk, new age, erudito, entre outros. O objetivo do projeto é não se prender a este ou aquele estilo, mas sim aplicar conceitos filosóficos bem elucidados na sonoridade das músicas.

Os mais tradicionais podem até estranhar o estilo do trio de amigos, mas a obra, na verdade, busca o ecletismo musical de qualidade, que agrade aos ouvidos acostumados à boa música. O CD "Abstrações" está à venda na Laser Express, Livraria Nobel, Ivan instrumentos musicais, Solo instrumentos musicais, no estúdio Fernando Nepomuceno ou pelos correios de todo Brasil. Mais informações nos sites www.nepomuceno.art.br ou www.phillprates.com.

HISTÓRIA. Com mais de 14 anos de parceria na música, os amigos Fernando Nepomuceno e Phill Prates resolveram registrar algumas composições próprias, como uma forma de exteriorizar sentimentos e acalmar o espírito, além de poder proporcionar com essas obras, a possibilidade, de quem as ouve, de transformarem suas próprias vidas. Juntaram-se a outro grande amigo e parceiro há mais de 12 anos e, assim, deu-se o início da obra "Abstrações", que conta ainda com a participação de outros amigos músicos preenchendo e enriquecendo ainda mais essa obra musical.

Colaborador:Rodney Eloy

Fonte:Gazetadepiracicaba

Nenhum comentário: