15 de fevereiro de 2011

Os “Poemas” de Daniel Lima na Cultura

Aos 95 anos, um poeta é revelado ao grande público. Daniel Lima, teólogo, professor universitário, filósofo e poeta, se manteve longe dos holofotes durante toda a vida, apesar de sua grande contribuição na formação intelectual de artistas e pensadores de Pernambuco. Agora, nesta terça-feira lança às 19h, na Livraria Cultura, seu livro “Poemas”.

Na introdução de Lourival Holanda, professor do Departamento de Letras da UFPE, para o livro, fica claro que Daniel Lima não é um poeta injustiçado pelo tempo. Pelo contrário, é um artista que, trabalhando com esse elemento, transgrediu a própria noção de pertencimento a um espaço temporal. Não lançar suas obras anteriormente foi antes de tudo uma opção. Incentivado por amigos como Jomard Muniz de Britto, Fernando Mota e Luzilá Gonçalves, o autor traz agora à luz um pouco de sua vasta produção literária.

“Poemas”, que tem lançamento pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), contém quatro livros inéditos do autor, que possui mais de 20 títulos nunca publicados. Em versos que passeiam por temáticas universais, o autor investiga questões caras ao Homem, como a efemeridade do tempo, o valor da vida e aproximação da morte. (“Mais do que a própria vida, a emoção de viver é que importa”, versa em determinada passagem do livro).

O silêncio é característica da personalidade do autor refletida por seus poemas. A incomunicabilidade através da palavra frente à potência que pode ter o não-dizer, constitui uma contradição explorada constantemente nos versos de Daniel. (“No princípio, era o silêncio./ E do silêncio veio a palavra que carrega o silêncio de onde veio e que a torna fecunda e silenciosa”).

ANo evento acontece apresentação da professora e escritora Luzilá Gonçalves Ferreira e palestras dos professores Zeferino Rocha e Lourival Holanda.
Fonte:Folha de Pernambuco - PE

Nenhum comentário: